Em 27/03/2013

IRIB e Anoreg-BR são recebidos na Procuradoria-Geral do Estado da Bahia


As entidades foram convidadas a participar de ação conjunta para a recuperação dos acervos dos cartórios baianos e a capacitação dos delegatários dos serviços



A classe notarial e registral recebeu um convite para participar ativamente de uma ação conjunta que objetiva preservar e reconstituir o acervo dos serviços extrajudiciais da Bahia. Foi apresentado ao IRIB, à Anoreg-BR e à Anoreg-BA projeto pioneiro que envolve também representantes do Governo do Estado e do Judiciário. A reunião ocorreu na tarde de quinta-feira, 21/3, em Salvador, na sede da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia. Além do acervo pretérito, que exige a reconstituição de livros históricos seculares, também foram discutidas formas de backup, por meio de digitalização dos documentos custodiados pelas serventias baianas, especialmente aquelas que ainda não foram privatizadas (cartórios que ainda irão a concurso).

Conduzida pelo procurador-chefe da Procuradoria Especializada Fiscal - Profis, Elder dos Santos Verçosa, a reunião contou ainda com a presença dos representantes do IRIB: o diretor de Eventos, Jordan Fabrício Martins, a integrante do Conselho Editorial, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto e o vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Sócrates Sarmento. Também participaram o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar e a presidente da Anoreg-BA, Conceição Nobre Gaspar, além de representantes da Corregedoria-Geral de Justiça e da Secretaria de Estado da Fazenda.

O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, demonstrou-se sensível à situação dos cartórios baianos, que guardam em seus livros parte importante da história brasileira. Ele ainda colocou-se à disposição dos Poderes Executivo e Judiciário para ajudar no que for necessário, em ação integrada com a Anoreg-BA, a Anoreg-BR e outras entidades de representação da classe registral imobiliária.

Segundo a procuradora Cristiane Guimarães, da Procuradoria Especializada Fiscal - Profis, "a possibilidade a atuação cooperada entre órgãos do Estado, IRIB e Anoregs, voltada à recuperação do acervo, ganha impulso pela autorização legislativa de aporte de recursos ao Fundo de Aparelhamento do Judiciário – FAJ, oriundos da recuperação da divida ativa tributária". As parcerias serão firmadas por meio de Termos de Cooperação Técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.03.2013



Compartilhe

  • Tags