IRIB homenageia Ricardo Dip
Desembargador do TJSP se aposentou este mês e marcou história no Instituto.
O Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Ricardo Henry Marques Dip, se aposentou neste mês de novembro, conforme divulgado pela Corte Paulista. Com longa trajetória no Poder Judiciário e no envolvimento com as Serventias Extrajudiciais, Ricardo Dip marcou – e continua marcando – sua presença na história do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), onde atua como Conselheiro Editorial da prestigiada Revista de Direito Imobiliário (RDI), cujas páginas apresentou-nos inúmeros pensamentos seus.
A história do IRIB, nascido em 1974 para interpretar e difundir as profundas transformações que a nova Lei de Registros Públicos anunciava, e da trajetória de Ricardo Dip na Magistratura, iniciada em 1979, fundem-se logo nos primórdios desta mudança. Desde a publicação da Lei e da criação do Instituto, o nome de Ricardo Dip se firmaria como um farol para orientar os estudos e a aplicação de novas regras em meio às incertezas de uma época de transição.
No decorrer dos anos, Ricardo Dip participou de inúmeros eventos do Instituto, nacionais e internacionais, compartilhando sabedoria, coerência, humildade e imenso conhecimento das leis e da jusfilosofia. Ao final de cada um deles, dedicava-se à nobre função de atender e esclarecer as dúvidas daqueles que o procuravam, sempre disposto ao auxílio.
Não é fácil, portanto, escrever-lhe uma homenagem à altura. Para isso, deve-se considerar a história deste renomado jurista e sua valiosa contribuição ao Direito Registral Imobiliário, além de buscar refletir o sentimento de toda uma classe de estudiosos deste tema. Não nos cabe tal função.
Entretanto, à falta de palavras para lhe oferecer algumas linhas em agradecimento pelo caminho desbravado ao lado do IRIB, cabe-nos indicar, aos Registradores Imobiliários de todas as gerações, a leitura das obras de Ricardo Dip. Seu pensamento, transposto nas inúmeras páginas de livros e artigos publicados pelo Instituto, bem como suas aulas e palestras falam por si e refletem a grandeza do seu saber.
Portanto, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, representado por seu Presidente, José Paulo Baltazar Junior, HOMENAGEIA e AGRADECE Ricardo Dip pela imensa e valiosa contribuição que deixou marcada em sua história, com votos de que seus ensinamentos continuem repercutindo ao longo dos anos.
Fonte: IRIB.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
NOTA DE FALECIMENTO – JOSÉ AFONSO DA SILVA
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Retificação de área. Faixa de domínio. Área “non aedificandi”. Bem público – confrontante – anuência. Segurança jurídica.
- Averbação Premonitória. Ação de Conhecimento. Autorização judicial.
- Por que regularizar até 2,5 mil hectares na Amazônia Legal?
