IRIB participa da 4ª edição de Reunião de Alinhamento Institucional do Registro de Imóveis
Encontro foi realizado em Manaus/AM no dia 05 de agosto.
Com a presença de lideranças de todo o país, Manaus/AM sediou, em 05/08/2025, a 4ª Reunião de Alinhamento Institucional entre o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), além de Associações Estaduais. O encontro reforçou a integração entre as entidades do setor e promoveu debates sobre estratégias e ações conjuntas para fortalecer o sistema registral imobiliário brasileiro. As entidades foram representadas por seus Presidentes, respectivamente, José Paulo Baltazar Junior, Ari Álvares Pires Neto e Juan Pablo Correa Gossweiler.
O Presidente RIB abriu o encontro destacando a relevância da união entre as entidades. “Este ano termina meu primeiro mandato, então destaco o que fizemos desde a eleição: a padronização da marca, a divulgação em todo o país e, principalmente, o desenvolvimento do nosso Diário Eletrônico, que é fundamental para as nossas obrigações institucionais. Buscamos alinhar novas atribuições típicas para o registrador de imóveis e também fomentar atividades acessórias que possam ser exploradas economicamente pelas Associações”, afirmou.
Durante sua apresentação institucional, Ari Álvares Pires Neto, aproveitou ainda para falar da parceria com a Real Price, líder na digitalização de processos que utiliza inteligência artificial e blockchain para garantir eficiência e precisão em laudos e análises. Adiantou os próximos passos da entidade para 2026 e 2027, o diálogo político em andamento, fez uma breve prestação de contas mostrando o crescimento desde 2024 e 2025 e, por fim, anunciou que a próxima reunião das entidades será no Estado de Goiânia.
Em seguida, o Presidente do ONR apresentou todos os avanços tecnológicos que o Operador tem proposto e desenvolvido. “Por parte do ONR, apresentamos o status de todos os projetos tecnológicos que temos proposto, seja os já entregues, seja os que ainda estão em andamento. É uma prestação de contas aos colegas, mostrando como estamos aplicando os recursos recebidos.”
“Com a adoção de tecnologias como a blockchain e a inteligência artificial avançamos rumo às matrículas eletrônicas estruturadas, que vão transformar o registro de imóveis em um sistema mais moderno, eficiente e capaz de fornecer informações qualificadas à sociedade e aos órgãos públicos”, afirmou.
Já o Presidente do IRIB, José Paulo Baltazar Junior, reforçou a importância do momento para a gestão. “Tive a oportunidade de apresentar algumas das ações realizadas nestes primeiros meses, entre elas a reformulação da composição da CPRI, a ampliação do número de consultores do IRIB Responde e a criação de diretorias nominativas, como a de Assuntos Institucionais e a de Regularização Fundiária. Além disso, anunciamos medidas em andamento, como a reformulação do site e outros programas em desenvolvimento, com destaque para o projeto de utilização de todo o acervo produzido ao longo de 50 anos de história do IRIB, incluindo boletins, revistas e o IRIB Responde, que, com apoio da Inteligência Artificial, estará disponível em um banco de dados para todos os registradores. É mais uma ação conjunta de IRIB e ONR, alinhada à atuação coordenada das três entidades do Registro de Imóveis”, disse.
Pelo IRIB, também estiveram presentes à reunião a Vice-Presidente do Instituto, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto; a Registradora de Imóveis de Mariana/MG e Diretora Social, Ana Cristina de Souza Maia; a Registradora e Diretora de Regularização Fundiária, Paola de Castro Ribeiro Macedo; o Tesoureiro-Geral, Marcos Pascolat; e o Secretário-Geral e Coordenador da Revista de Direito Imobiliário (RDI), Ivan Jacopetti do Lago.
Por sua vez, a Diretora de Comunicação do RIB, Erika Medeiros Krügel Stocco, falou sobre o novo site do Diário Registral, sobre o fortalecimento da marca e sobre os materiais padronizados criados pelo RIB, dentre outros assuntos. Além disso, A Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (ANOREG-PA), Moema Locatelli Belluzzo, juntamente com Ana Cristina Maia e Ari Pires, falou sobre a destinação das doações do Projeto ELLAS, momento em que o Presidente do RIB ressaltou a importância das doações deste movimento coletivo, que nasceu como apoio de instituições nacionais.
Ao final do encontro que durou toda a manhã, as entidades reconheceram o trabalho desenvolvido por Ari Pires e manifestaram apoio à sua recondução para mais um mandato à frente do Registro de Imóveis do Brasil, garantindo a continuidade das ações estratégicas que vêm fortalecendo o setor, terminando o evento com uma nota de reeleição de Ari Pires.
Fonte: IRIB, com informações da Assessoria de Comunicação do IRIB.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Empreendimentos Turísticos – Do desígnio económico à publicidade registal
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Usucapião – impossibilidade – posse viciada. Sequestro.
- 2º ENAC: CNJ altera edital para inclusão de inscrição como quilombola
- ITR 2025: começa hoje o prazo para entrega da declaração