IRIB participa de evento do Banco Mundial na Espanha
O diretor de Relações Internacionais do Instituto, Ivan Jacopetti do Lago, participou de uma oficina do Banco Mundial nos dias 6 e 7/7 e, no dia 10/7, de uma reunião para tratar de um mestrado em Direito Registral Imobiliário
Na primeira semana de julho, dias 6 e 7, o diretor de Relações Internacionais do IRIB, Ivan Jacopetti do Lago, esteve em Barcelona, na Espanha, para participar de uma oficina do Banco Mundial, cujo tema foi “Expert Group Meeting: on using administrative data to monitor SDG land indicators”, uma oportunidade para a discussão da metodologia empregada pelo banco na coleta e uso de dados relativos a indicadores de governança fundiária, dentro dos objetivos gerais de desenvolvimento sustentável. Integram esses dados, por exemplo, a quantidade de imóveis registrados no país, ou em sua principal cidade; quantos desses imóveis são apartamentos, quantos são de propriedades de mulheres; dentre outros. Participaram das discussões representantes de quase 20 países, de todos os continentes, apresentando suas respectivas dificuldades.
Ivan Jacopetti, em sua apresentação, destacou os obstáculos na obtenção desses dados em um país organizado sob a forma de uma federação e com dimensões continentais. No painel de encerramento, o economista Benito Arruñada (professor de Organização de Negócios do Departamento de Economia e Negócios da Universidade de Pompeu Fabra, Barcelona) criticou a metodologia adotada pelo banco, destacando a fragilidade da comparação entre sistemas de registro que oferecem graus muito diferentes de segurança jurídica. Segundo ele, essa fragilidade se revela na adoção de um binômio “imóveis registrados” ou “imóveis não registrados”, sem qualquer preocupação com os diferentes requisitos e efeitos que isto possa ter em um sistema de registro de documentos e em um sistema de registro de direitos.
Mestrado em Direito Registral Imobiliário
No dia 10 de julho, Ivan Jacopetti do Lago reuniu-se, ainda, também em Barcelona, com o diretor de Relações Internacionais do Colégio de Registradores da Espanha, Fernando Méndez González, e com o registrador (“conservador de Bienes Raíces”) de Rancagua, no Chile, Mauricio Astudillo Pizarro. Na oportunidade, trataram de assuntos de interesse comum, dentre eles a criação de um mestrado em Direito Registral Imobiliário, a ser conduzido pela Universidade Autônoma de Madri, em um formato que permita a frequência de brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, atenda às exigências legais brasileiras para seu reconhecimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 3.8.2017
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Mais de 100 pessoas assistem, pela internet, ao Workshop Computação Cognitiva e o Registro de Imóveis
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório