IRIB participa do IV Congreso de Registradores de España
Evento tem o objetivo de comemorar o bicentenário da Constituição espanhola. Presidente do IRIB representará o Brasil e os países ibero-americanos
O presidente do IRIB, Francisco Rezende, participará do “Congreso Iberoamericano – IV Congreso de Registradores de España”, representando o Brasil e os países Ibero-americanos. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Cádis (Espanha), e tem como objetivo a comemoração do bicentenário da Constituição espanhola, e os 150 anos da Lei Hipotecária daquele país.
Para o presidente do IRIB, ao longo de dois séculos a Espanha implantou um processo de transformação social excepcional, que resultou em um Estado social e democrático de Direito, que propugna e respeita como valores superiores do ordenamento jurídico a liberdade, a justiça, a igualdade e o pluralismo político, afiançando o princípio da soberania popular. "O sistema constitucional espanhol ultrapassa os limites daquela nação e seus ensinamentos e princípios influenciaram diversas outras constituições e sistemas jurídicos", afima.
O estatuto que rege o mundo do crédito hipotecário e do Registo Predial da Espanha foi promulgado em 08 de fevereiro de 1861, no reinado de Elizabeth II, e foi a origem e a fundação do sistema de registro imobiliário atual. De acordo com Francisco Rezende, a importância da Lei Hipotecária espanhola transcende os umbrais das suas letras. "Ali se assevera, com perfeição, um extraordinário sistema registral a assegurar a propriedade imobiliária e os direitos reais dela decorrentes, outorgando garantia a um sistema de crédito que objetiva sustentar o desenvolvimento e o crescimento da economia", diz.
O presidente do IRIB participará da solenidade de encerramento do evento, no dia 9 de fevereiro, às 10 horas. Francisco Rezende dividirá a mesa com o decano-presidente del Colegio de Registradores de España, Alfonso Candau, o presidente de la Asociación de Registradores Europeos de la Propiedad (ELRA), Wim Louwman, o ex-presidente de Uruguai, Julio María Sanguinetti e o secretario de Estado de Cooperación Internacional y para Iberoamérica, Jesús Manuel Gracia.
Programação
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 2.2.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
IRIB Responde: Parcelamento do solo urbano. Loteamento – espaço livre de uso público. Proporcionalidade – fiscalização. Municipalidade – aprovação.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano