IRIB Responde - Numeração predial – alteração – averbação.
Questão esclarece sobre documentação a ser apresentada para averbação de alteração de numeração de prédio.
O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta formulada acerca da documentação a ser apresentada para averbação de alteração de numeração de prédio. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou sobre o assunto, fundamentando seu entendimento com os ensinamentos de Ulysses da Silva:
Pergunta
Quais os documentos necessários para averbação da alteração de numeração de prédio, prevista no art. 167, II, 4, da Lei nº 6.015/73?
Resposta
A averbação em questão deverá ser realizada mediante a apresentação de requerimento do proprietário, com firma reconhecida, onde se indicará o número da matrícula ou transcrição do imóvel, especificando-se a alteração do número do prédio (anterior e atual), acompanhado de certidão expedida pela Prefeitura Municipal relatando a alteração ou outro documento expedido pelo órgão competente, conforme disposto no art. 246, § 1º, da Lei nº 6.015/73.
Corroborando o entendimento acima, transcrevemos o pensamento de Ulysses da Silva que, ao abordar o assunto, assim se manifestou:
“Tanto a mudança de denominação e numeração de prédios, como a edificação, demolição, reconstrução, reforma e ampliação de área construída, são averbadas nas matrículas dos imóveis atingidos, mediante requerimento e comprovante hábil expedido pela Prefeitura Municipal, que pode ser uma certidão, nos dois primeiros casos, e respectivo auto de conclusão, nos demais.” (SILVA, Ulysses da. “Direito Imobiliário – O Registro de Imóveis e Suas Atribuições – A Nova Caminhada”, safE, Porto Alegre, 2008, p. 386).
Finalizando, recomendamos sejam consultadas as Normas de Serviço da Corregedoria-Geral da Justiça de seu Estado, para que não se verifique entendimento contrário ao nosso. Havendo divergência, recomendamos se dê cumprimento a elas, bem como a orientação legal e jurisprudencial local.
Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
JFSP: Reintegrada a posse de residencial em Mogi das Cruzes
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.