Iteracre realiza audiência pública para tratar da regularização fundiária em Brasileia
Instituto espera que o município tenha mais de 800 famílias regularizadas e com o título de propriedade em mãos, ainda em 2013
Com ação em todos os municípios do Estado, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) tem registrado avanços também na região do Alto Acre. O município de Brasileia, que acaba de receber um núcleo de extensão do Iteracre, deve ter mais de 800 famílias regularizadas e com o título de propriedade em mãos, ainda este ano. “Ao iniciarmos os trabalhos no município, constatamos a necessidade de uma extensão do Instituto para atender as demandas do Alto Acre”, explica o diretor do Iteracre, Glenilson Figueiredo.
Em audiência pública realizada na última semana no município, representantes do legislativo, judiciário, município, governo, sociedade civil organizada, cartórios e instituições bancárias, se reuniram para reafirmar parcerias e definir metas e estratégias do Plano de Regularização Fundiária que está em execução no município. O presidente da Câmara Municipal de Brasileia, Mário Jorge, disse que as parcerias são fundamentais para que o município se desenvolva. “Estamos empenhados em trazer melhorias ao município”, afirmou.
Em Brasileia, a equipe técnica do Iteracre tem trabalhado em dois bairros, o Francisco José Moreira e o Ferreira da Silva, bairros vizinhos, ambos com 22 anos de fundação. Os bairros já possuem uma infraestrutura básica e atendem aos critérios necessários para serem legalizados. A vereadora Fernanda Hassem, falou da importância da regularização fundiária. “Essa ação representa inclusão social, segurança jurídica da posse, o governador Tião Viana é muito sensível a essa causa que só contribui para o desenvolvimento do nosso estado”, disse.
Para seu Raimundo Marques, presidente da Associação de Moradores de Bairro de Brasileia (UMAMB), o evento é fundamental para esclarecer as dúvidas da comunidade. “Sabemos da importância que o título de propriedade tem, mas quando as autoridades se reúnem pra responder perguntas e questionamentos duvidosos da população, é muito mais proveitoso. Agradecemos a oportunidade, a comunidade só tem a ganhar com essa iniciativa”, afirma seu Raimundo.
O próximo bairro do município a ser contemplado, deve ser o El-Dourado, considerado um dos maiores e mais populosos de Brasileia. O procurador Jurídico do Iteracre, Francisco Nascimento, explica que sem parcerias é impossível que o trabalho seja desenvolvido. “Regularização Fundiária engloba muitos pilares, além de fatores ambientais, urbanos e jurídicos. Juntos, faremos um trabalho de excelência”, afirma.
Antônio Alves mora no bairro Francisco José Moreira, há quase uma década e tem o sonho de buscar um financiamento para melhorar a qualidade da casa onde mora com a família. “Tenho em pressa em reformar a minha casa pra ela se tornar mais confortável pras crianças”. Sonho que também é de dona Sebastiana Dias, moradora do bairro Ferreira da Silva. “Comecei a minha casa, mas ainda não consegui terminar, uma linha de crédito seria de grande ajuda”, explica.
A promotora de Justiça, Diana Tabalipa, disse que só tinha a agradecer a equipe técnica do Iteracre. “Tive a oportunidade de ver o empenho da equipe, que executa e desenvolve um trabalho de muita qualidade”. Rodrigo Azevedo, Tabelião e Registrador do município, também participou do encontro e colocou o Cartório a disposição da comunidade. “Estamos de portas abertas para esclarecer dúvidas e sempre a disposição da população pro que for necessário.”
O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, destacou que esse era um passou importantíssimo para o município que enfrentou muitas dificuldades nos últimos anos e agora estava se reerguendo. “O Iteracre tem um olhar muito atencioso com nosso município, agradecemos o empenho e o esforço da equipe, somos parceiros no projeto que vai melhorar a qualidade de vida do povo de Brasileia.”
Fonte: Agência de notícias do Acre
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Procuradorias afastam reintegração de posse indevida por ausência dos beneficiários em lote de assentamento
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024