Judiciário do Amazonas e Samsung assinam Memorando de Entendimento e viabilizarão sistema para aprimorar as atividades de fiscalização do segmento extrajudicial
Memorando de Entendimento foi assinado na última terça-feira (14/06) em Manaus.
Para viabilizar um sistema inovador com o uso de Inteligência Artificial para aprimorar as atividades rotineiras de fiscalização da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/AM) perante os cartórios do Amazonas, o Poder Judiciário Estadual e a empresa Samsung assinaram, na última terça-feira (14/06), um Memorando de Entendimento que marca o início da parceria entre as duas instituições para esse fim.
O documento que formalizou o início das tratativas entre o Tribunal de Justiça do Amazonas e a empresa Samsung foi assinado pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; pela presidente da Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação/TJAM, desembargadora Vânia Maria Marques Marinho e pelo diretor presidente da Samsung R&D Institute Brazil, Yoonsop Kang.
O sistema eletrônico almejado e que deve ser o resultado concreto da parceria foi denominado “SIFEX” (Sistema de Inteligência de Fiscalização Extrajudicial) e será elaborado e implementado objetivando a gestão inteligente das atividades de fiscalização e correição da Corregedoria de Justiça; a melhoria da agilidade, qualidade e precisão da fiscalização perante o segmento extrajudicial e a redução de custos para o Poder Judiciário.
O documento assinado na terça-feira deve progredir para a celebração de um futuro convênio entre o TJAM, a empresa Samsung e uma instituição credenciada no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), a ser selecionada pela multinacional.
Ao assinar o Memorando de Entendimento, a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, afirmou que a parceria foi projetada pelo Poder Judiciário Estadual para aperfeiçoar a fiscalização e consequentemente, garantir uma eficiência sempre progressiva dos serviços cartorários que são oferecidos à sociedade. “O Tribunal e a Corregedoria de Justiça estão buscando, constantemente, aprimorar suas gestões e atividades. Essa parceria iniciada com a empresa Samsung terá, sobretudo, a intenção de aperfeiçoar as atividades que hoje já são realizadas com rigor pelo Poder Judiciário e agregar novos métodos com a intenção de favorecer a prestação de serviços de excelência às pessoas que diariamente acessam os cartórios do Amazonas. Ficamos gratos pela receptividade da empresa Samsung e esperamos que a parceria traga bons frutos à sociedade”, afirmou a corregedora-geral de Justiça.
A presidente da Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação/TJAM, desembargadora Vânia Maria Marques Marinho, acrescentou que é conhecedora da experiência e proatividade da empresa Samsung no desenvolvimento de projetos e mencionou que as expectativas, com relação à parceria, são as maiores possíveis. “Estamos formalizando este entendimento e, por sermos conhecedores da expertise; das boas práticas e do compromisso da empresa Samsung, cremos que podemos trabalhar em conjunto visando ao atingimento das metas que deram origem a este termo de compromisso que, temos certeza, será bem-sucedido”, afirmou a magistrada.
Presente no evento de assinatura do Memorando de Entendimento, o vice-presidente da Samsung para a América Latina para Assuntos Corporativos, Mário Laffitte, em discurso, pontuou as perspectivas da multinacional ao aderir a parceria institucional com o Poder Judiciário. “A empresa está no Amazonas há mais de 30 anos; aqui, nossa fábrica tem características únicas e a consequência disso é que nossa presença vai além da produção em si. Nossa conexão com a comunidade tem raízes muito profundas e se traduz em investimentos na área de P&D (pesquisa e desenvolvimento). Este projeto com o Tribunal nos enche de orgulho e satisfação e é a confirmação de que conseguimos trazer para a sociedade benefícios concretos da contrapartida que é exigida de nossa empresa em investimentos em P&D”, disse.
Além das desembargadoras Nélia Caminha Jorge e Vânia Maria Marques Marinho, também acompanharam a solenidade os desembargadores Abraham Peixoto Campos Filho, Cláudio César Ramalheira Roessing, Lafayette Carneiro Vieira Júnior, Mirza Telma de Oliveira Cunha, Onilza Gerth e Paulo Lima, além dos juízes-corregedores auxiliares Elza Vitória de Mello, Igor Campagnolli e Vanessa Leite Mota e, ainda, a juíza auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Lídia de Abreu Carvalho.
Além do diretor presidente da Samsung R&D Institute Brazil, Yoonsop Kang e do vice-presidente da Samsung para a América Latina para Assuntos Corporativos, Mário Laffitte, representaram a multinacional no evento o diretor administrativo da Samsung R&D Institute Brazil, Denis Dongyeol Kim; o diretor de P&D e Relacionamento Governamental, Fernando Arruda; o gerente de P&D e Relacionamento Governamental, Marcos L. Souza; a gerente senior Financeiro (da Samsung R&D), Regina Lee; o diretor jurídico da Samsung Eletrônica, Felipe Fortes e o gerente da área jurídica da Samsung Eletrônica da Amazônia, Érico de Verçosa Roessing.
O evento também teve a participação do docente de “Sistema Embarcados” da Universidade Federal do Amazonas, Miguel Grimm do Nascimento.
#PraTodosVerem: As imagens que ilustram a matéria mostram a reunião dos representantes do Poder Judiciário Estadual e da empresa Samsung e convidados, na sala de reuniões da Presidência do TJAM, em Manaus, por ocasião da assinatura do Memorando de Entendimento. Eles estão sentados em torno de uma ampla mesa de madeira escura, tendo à cabeceira a corregedora Nélia Caminha.
Confira todas a fotos do evento nesse link:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720299795927
Fonte: TJAM (Afonso Júnior (CGJ/AM)/Fotos: Chico Batata).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Projeto de regularização fundiária: Corregedor e Prefeitos da Bahia fazem balanço positivo sobre a assinatura do Termo de Cooperação Técnica
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024