Em 01/03/2021

Judiciário Exponencial: Conselheira do CNJ destaca relevância dos Serviços Extrajudiciais


Canal do YouTube discute Agenda 2030 no Judiciário.


O canal do YouTube, Judiciário Exponencial, discute, em uma série de programas realizados com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Agenda 2030 no âmbito do Poder Judiciário.

Ao tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 13 e 15, determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que tratam, respectivamente, do combate à mudança climática e vida terrestre, a Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes, em entrevista à Ademir Piccoli, destacou a relevância dos Serviços Extrajudiciais. 

De acordo com a Conselheira, já na parte final da entrevista, os Magistrados, atualmente, têm a preocupação de entenderem o que acontece em seus Estados, no que tange, por exemplo, aos crimes ambientais. A Conselheira destaca a contribuição da sociedade, com a geração de relatórios georreferenciados, tornando públicos dados de grande importância e permitido a fiscalização também por parte da sociedade. Neste ponto, defende a atuação dos Cartórios Extrajudiciais onde devem ser agregados os dados e elaborados os relatórios estratégicos que cheguem ao Poder Judiciário. Ainda de acordo com a Conselheira, estes relatórios devem ser averbados nas matrículas imobiliárias, para que o Magistrado, assim desejando, possa ter conhecimento sobre o estado de uma determinada Área de Conservação, através da certidão da matrícula.

Assista ao programa completo no canal do Judiciário Exponencial clicando aqui. A opinião da Conselheira pode ser acompanhada a partir deste momento.

Fonte: IRIB, com informações do Judiciário Exponencial.



Compartilhe