Marco Legal das Garantias deverá ser votado em duas semanas
Declaração foi feita pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Após a aprovação da Medida Provisória n. 1.085/2021 (MP) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, outra proposta de relevância para o Registro de Imóveis deverá ser votada daqui a duas semanas pela Câmara. Trata-se do Projeto de Lei n. 4.188/2021, diretamente relacionado com a MP, que trata do Marco Legal das Garantias e dispõe acerca das Instituições Gestoras de Garantias (IGG). A declaração foi feita ontem, 05/05/2022, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arthur Lira, que pretende encerrar a tramitação das duas propostas ao mesmo tempo.
De acordo com a informação publicada pela Agência Câmara de Notícias, Lira afirmou que na semana que se inicia no dia 17/05/2022, será votada a “urgência e o mérito do PL 4188/21, para que ele termine sua tramitação casada com a Medida Provisória, que vai ao Senado e retorna — ou não — a esta Casa no prazo de até o dia 1º de junho.” Segundo Arthur Lira, o Relator para o PL será o Deputado Federal João Maia (PL-RN).
O Presidente da Câmara também declarou que o PL é “um dos melhores projetos de lei com relação a garantias de empréstimos no Brasil” e que terão duas semanas “para negociar com o Relator João Maia” as alterações no texto do Projeto.
Discordância
Os Deputados Federais do Partido dos Trabalhadores (PT) já se manifestaram contrariamente à proposta inicial do PL. Para a Deputada Federal Érika Kokay (PT-DF), o controle sobre as operações de penhor deve ser da Caixa Econômica Federal. Kokay afirmou ser “muito caro o monopólio do penhor para a sociedade e para os bancários e bancárias da Caixa, que é um instrumento público imprescindível para esse País.”
Fonte: IRIB, com informações da Agência Câmara de Notícias.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
2º Registro de Imóveis de Marília/SP financia laboratório de ciências em escola estadual
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório