Em 14/04/2022

Membros do IBEROREG divulgam Carta de Lima


Documento demonstra que toda a Ibero-América está alinhada quanto ao registro eletrônico, arquivos digitais e novas tecnologias. IRIB esteve presente!


Conforme divulgado anteriormente, a cidade de Lima/Peru sediou, nos dias 24 e 25 de março, o “Primer Taller Técnico Registral de la Red Registral Iberoamericana de Cooperación – Iberoreg 2022”, organizado pela Superintendencia Nacional de los Registros Públicos (SUNARP). Como fruto do workshop, doze países membros da Red Registral Iberoamericana de Cooperación (IBEROREG) assinaram a “Carta de Lima sobre Registro y Nuevas Tecnologías” (Carta de Lima), documento sobre registros públicos e tecnologia da informação. O Brasil foi um dos signatários do documento e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) esteve presente no evento, representado por seu Vice-Presidente e pelo Coordenador da Revista de Direito Imobiliário (RDI), respectivamente, José de Arimatéia Barbosa e Ivan Jacopetti do Lago.

Em síntese, a Carta de Lima demonstra que toda a Ibero-América está alinhada quanto ao registro eletrônico, arquivos digitais e novas tecnologias. O documento compromete os signatários a intensificar ações para promoção da transformação tecnológica de seus sistemas registrais em benefício do cidadão, bem como implementar mecanismos de cooperação internacional no combate de crimes de lavagem de dinheiro. De acordo com o Superintendente Nacional de Los Registros Públicos, Harold Tirado Chapoñan, anfitrião do evento, A Carta reafirma a necessidade do trabalho conjunto entre as nações, com o apoio da tecnologia, para oferecer à sociedade serviços mais ágeis, modernos e seguros.

Leia a íntegra da Carta de Lima.

Veja também:

Fonte: IRIB, com informações da SUNARP (Fotos: IRIB/SUNARP).



Compartilhe