Ministro da Justiça participa da entrega de premiação a notários e registradores
Na entrega do Prêmio QualidadeTotal Anoreg-BR,José Eduardo Cardoso destacou o bom trabalho prestado por notários e registradores
Veja a seguir, o pronunciamento do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na cerimônia de entrega do Prêmio Qualidade Total Anoreg-BR, em 7 de dezembro de 2011.
“Num país como o nosso em que os Tribunais de Justiça estão abarrotados de processos e que o litígio não consegue ser absorvido pela máquina do Judiciário, é necessário que criemos espaços em que os serviços notariais e registrais se expandam e possam permitir o esvaziamento desses litigos e a composição extrajudicial das lides.
Portanto, quero enaltecer os registradores e notários aqui presentes por esta premiação. Aqueles que prestam bons serviços públicos devem ser dignificados com honrarias e merecem os aplausos não só da classe que integram, mas também do Estado brasileiro. Um bom notário e um bom registrador são exemplos importantes na perspectiva do serviço público que todos nós temos.
Eu sei que ainda hoje - talvez fruto de uma cultura histórica já superada pela Constituição Federal de 1988, que modificou em larga medida a situação nacional que nós tinhamos na prestação dos serviços notarial e de registro – ainda existe muito preconceito com relação à atividade dos senhores. Ainda poucas pessoas sabem que o delegado do serviço do serviço notarial e de registro tem que prestar concurso de provas e titulos. Outros acreditam que os cartórios são herança ou atos de apadrinhamento daqueles que detêm o poder.
No entanto, preconceito se vence com bom trabalho e com a boa prestação do serviço público. Razão pela qual eu como ministro da Justiça não poderia deixar de estar presente para aplaudir os que prestam bons serviços notarial e registral. O Estado brasileiro e a população brasileira precisam dos senhores. Parabéns aos contemplados desta noite, parabéns aos que tiveram o seu trabalho reconhecido. E acreditem, a continuar nesse processo, seguramente o serviço notarial e de registro ganhará espaço no sentido de solucionar litígios e bem servir a população brasileira”.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
25 cartórios recebem o Prêmio Qualidade Total Anoreg-BR
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024