Ministro Mauro Campbell será o novo Corregedor Nacional de Justiça
Sabatinado ontem pela CCJ do Senado Federal, Campbell foi aprovado por 62 votos favoráveis.
O Plenário do Senado Federal aprovou ontem, 19/06/2024, a indicação do Ministro Mauro Luiz Campbell Marques como Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ). Sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ), Marques foi aprovado com 62 votos favoráveis, uma abstenção e um voto contrário. Dentre os temas questionados ao Ministro, estavam o volume de processos em trâmite na Justiça e os limites de atuação do Conselho. Mauro Campbell ficará no cargo de Corregedor Nacional até 2026.
Segundo o Senado Federal, a aprovação da indicação será comunicada à Presidência da República. Campbell substituirá o atual Corregedor Nacional, Ministro Luis Felipe Salomão, cujo mandato se encerrará neste ano e, para o Presidente da CCJ, Senador Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), o Ministro orgulha a todos os cidadãos amazônidas.
Mauro Luiz Campbell Marques
O Ministro é graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett no Rio de Janeiro. Além disso, Mauro Campbell atua como Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2008 em vaga destinada ao Ministério Público.
De acordo com o STJ, “atualmente, Mauro Campbell Marques é diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). À frente da instituição, ele foi um dos coordenadores científicos da I Jornada de Direito da Saúde, realizada recentemente, que terminou com a aprovação de 47 enunciados. Ainda na Enfam, o ministrou coordenou o primeiro Exame Nacional da Magistratura, no dia 14 de abril.” A Corte ainda ressalta que Cambpell “é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.”
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, parabeniza o Ministro Campbell pela aprovação de sua indicação como Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça, desejando-lhe um sereno e proveitoso mandato, e agradece ao Ministro Luis Felipe Salomão por sua atuação frente à CN-CNJ.
Fonte: IRIB, com informações do STJ e do Senado Federal.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CGJSP edita Provimento modulando efeitos do Provimento CN-CNJ n. 172/2024
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório