Em 19/03/2021

Morre Zeno Veloso, Notário e Jurista paraense


Manifestações de pesar são inúmeras e veiculadas por diversas entidades de Notários e Registradores, além publicadas em redes sociais e grupos do WhatsApp.


Faleceu, na noite de quinta-feira, 18/03/2021, aos 75 anos, o renomado notário e jurista, Zeno Augusto Bastos Veloso, por complicações decorrentes do contágio pelo COVID-19. Zeno Veloso, como era conhecido, estava internado na Unidade de Tratamento intensivo em hospital de São Paulo desde o dia 05/03/2021, segundo informações publicadas na imprensa.

Zeno Veloso teve profícua vida profissional e acadêmica. Foi Tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém/PA de 1966 até 2018; professor de Direito Civil e de Direito Constitucional da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de Deputado Estadual e Secretário de Justiça no Estado. Participou da elaboração das Constituições Estaduais do Pará e do Amapá e integrou a comissão de juristas nomeados na Câmara dos Deputados para a elaboração do atual Código Civil. Foi também Assessor da 2ª Vice-Presidência da Assembleia Nacional Constituinte e membro de diversas Associações, Academias e Institutos voltados ao Direito Notarial e Registral.

Autor de diversos livros publicados e um dos mais citados em decisões proferidas pelos tribunais, destacando-se, dentre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), Zeno Veloso deixa inegável legado acadêmico e doutrinário. 

Desde o momento de seu passamento, inúmeras mensagens foram publicadas em diversas redes sociais e grupos de WhatsApp. Tantas, que seriam impossíveis de serem reproduzidas neste espaço. Assim como será impossível esquecermos todos os ensinamentos deixados por Zeno em suas obras, artigos, palestras, seminários etc. Algumas destas mensagens foram postadas nos grupos do IRIB e podem ser conferidas a seguir:

Meus sentimentos à família e à toda a nossa classe. A forma como transmitia seus conhecimentos era fantástica. Deixava todo mundo animado.” – Aparecida Queiroz.

Meus sentimentos à família. Trajetória brilhante. Deus o receba.” – Ana T. Fiuza.

Deus conforte a família. Concedei, Senhor, a graça da serenidade ao Professor Zeno. Meu abraço fraterno e solidário aos familiares.” – Neusa Arize.

Que Deus console os familiares e que o nosso querido colega e professor Zeno, seja acolhido pelos amoráveis trabalhadores de Jesus.” – Naurelina.

Grande perda. Grande jurista.” – Alexis Cavichini.

Triste perda para todos. Deus o receba de braços abertos.” – Adriana.

Sem palavras para expressar o sentimento.” – Sérgio Jacomino.

Lamentável, demais! Meus sentimentos a todos. Uma grande perda.” – Mirly Rodrigues Martins

Meus sentimentos e minha solidariedade. Perda irreparável.” – Ari Pires.

Zeno cultivava amigos, assim como cultivava o saber. Abaixo, a mensagem do Presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins:

“Zeno Veloso era, acima de tudo, um poeta da vida. A presença dele nos carregava de harmonia e felicidade. Não lembro de ter conhecido alguém tão espirituoso. A imagem que publicamos ao final desta seção, um flagrante do 35º. Regional do IRIB em Goiânia-GO (abril-2016), diz tudo, por si mesma. Sou grato e privilegiado por aquela experiência, e agradeço à nossa profissão (e ao IRIB) por isso.”

Da mesma maneira, o Presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (ANOREG/AL), Rainey Barbosa Alves Marinho, assim se manifestou:

“Ao amigo Zeno!

Estou tomado por uma dor imensa. Meu amigo Zeno se foi. Pessoalmente, eu o chamava de pequeno notável. Uma inteligência privilegiada dentro de um pequeno corpo que não comportava sua amabilidade, ternura e capacidade intelectual. Em Alagoas – lugar que tanto amava –, esse moço do Pará fez centenas de amigos e admiradores. Anos atrás, inaugurei na sede de nossa Anoreg salas de estudo que deveriam levar os notários e registradores de meu estado a novas buscas e aventuras no ramo do Direito Notarial e Registral. O nome, claro! Salas de estudo Zeno Veloso. Quando resolvi publicar minhas crônicas e poemas ? Diversas e Dispersas – no ano de 2017, acanhado diante da magnitude de sua obra, singelamente pedi que fizesse a apresentação do meu livro. Recebi uma resposta tão alegre que fui tomado por uma grande emoção. Em seu texto de apresentação ele anotou: “Numa passagem o autor disse: ‘para mim, peço passarinhos, leves, livres, soltos e sempre cantando’. Nada de gaiolas, vamos destruí-las todas, em nome da liberdade e da justiça”.

Zeno está livre, longe das gaiolas que aprisionam almas libertárias como a dele. Partiu e deixará uma lacuna para aqueles que lutam pela liberdade. Perde a alforria do pensamento e da expressão estruturada, presente nele e que sempre chegava depois da pausa de sua respiração, seguida da voz grave e de um sorriso largo em suas palestras muito concorridas.

A liberdade de pensamento sofre um golpe.

Perdem seus familiares, amigos, admiradores, o povo do Pará e o Brasil.”

A edição impressa do jornal paraense “O Liberal” publicou hoje matéria a respeito de Zeno Veloso, cuja leitura pode ser feita aqui.

Zeno Veloso, nascido em 1º de julho de 1945, deixa esposa e filhos. Deixa inúmeras contribuições ao Direito. Deixa amigos, colegas, clientes, alunos. Deixa um legado perseguido por muitos outros juristas e que dificilmente poderá ser alcançado.

Mas, acima de tudo, deixa saudade...

Veja também:

Anoreg/BR lamenta o falecimento do tabelião Zeno Augusto Bastos Veloso (ANOREG/BR)

IRTDPJBrasil lamenta a morte do jurista paraense Zeno Veloso (IRTDPJ/Brasil)

Nota de pesar – Zeno Veloso (CNB/CF)

Nota de pesar: Zeno Veloso (IBDFAM)

Nota de Pesar - Zeno Veloso (OAB/PA)

Morre o jurista Zeno Veloso vítima da covid-19 (Migalhas)

Morre Zeno Veloso, jurista, professor e escritor paraense (Conjur)

Jurista Zeno Veloso morre aos 76 anos com Covid-19 (G1/PA)

Jurista e professor paraense, Zeno Veloso morre vítima da covid-19 (O Liberal)

Fonte: IRIB, com informações da imprensa.



Compartilhe