Em 16/06/2014

Multiplicação do Curso em Direito Imobiliário Registral alcança 402 servidores


Em maio, o curso, fruto de uma parceria entre a SPU, a Anoreg/BR e o IRIB, foi replicado, simultaneamente, em 20 Superintendências do Patrimônio da União


O projeto de multiplicação do Curso em Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos, superando as expectativas iniciais, alcançou no, no dia 05 de junho, com o evento realizado na SPU/PA, a marca de 402 servidores.

O curso, fruto de uma promissora parceria entre a SPU, a Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg/BR e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB foi replicado no mês de maio, simultaneamente, em 20 Superintendências do Patrimônio da União (SE, AL, PE, MG, TO, RO, PB, CE, RN, PI, SC, PR, RS, SP, GO, BA, ES, DF e RJ), utilizando material produzido com o auxílio dos próprios multiplicadores. Em alguns estados, foi possível contar com oficiais registradores apoiando a multiplicação, estreitando as parcerias e motivando os servidores à continuidade dos estudos.

A abordagem dos temas relativos aos atos registrais e aos fundamentos jurídicos quanto à posse, à propriedade e aos direitos reais, apesar de serem enfrentados corriqueiramente pelos servidores da SPU, representam insegurança para os atos administrativos da Secretaria. O curso representou uma oportunidade para o aperfeiçoamento das atividades de regularização de imóveis, com reflexos iminentes nas ações de incorporação, destinação, caracterização e arrecadação.

Segundo a Secretária do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes, cursos de aperfeiçoamento da SPU estão em ebulição, se reproduzindo em todo país, tanto na área de direito registral, como na área de avaliação, como treinamento do SIAPA. “Isto é o que desejamos para este ano, que todos os servidores tenham a chance de qualificar sua atuação, de aprender mais, repassar o conteúdo, não só aprender, mas também fazer como estes multiplicadores, que estão dentro de uma metodologia replicando conteúdo."

Para a coordenadora Fabiana Torquato, responsável pela organização e acompanhamento dos eventos de multiplicação pelo DEINC, “o espírito de escalada ao estudo do direito registral foi simétrico entre os servidores capacitados, que inegavelmente dedicaram-se com coragem e entusiasmo, cabendo ressaltar a importância da continuidade de atividades que representam a socialização do conhecimento".

A servidora Geralda Maciel, da Coordenação-Geral de Administração da SPU, afirmou por sua vez que "a atividade de multiplicação do conhecimento tem valor estratégico na busca do aprendizado coletivo, ao enfatizar as necessidades do grupo, promover a inclusão dos servidores no desenvolvimento de suas competências, além de ampliar a autoestima dos que transferem e dos que absorvem o conhecimento, resultando na melhora do ambiente de trabalho ".

Está prevista para o mês de julho a multiplicação do curso na SPU/MA e no Órgão Central.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SPU

Em 12.6.2014
 



Compartilhe