Nova News (MS) - Prefeitura de Batayporã agiliza processo de regularização de imóveis
Parceria com Agehab beneficiará inicialmente 100 famílias de baixa renda
Pelo menos 100 famílias de Batayporã com moradias entregues pelo Programa CESP poderão regularizar seus imóveis, colocando fim a insegurança que duravam anos. Isso porque uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Agência Estadual de Habitação (Agehab) agilizará o processo de regularização fundiária dos imóveis.
O procedimento será realizado por meio da lei da lei 13.465/2017 promulgada pelo Governo Federal, que estabelece novas regras e reduz a burocracia na legalização de moradias doadas pelo Município ou Estado.
Para esclarecer aos servidores municipais como será o processo de regularização no município, uma reunião com o assessor técnico da Agehab, engenheiro agrimensor Madson Ramão, e o técnico habitacional do Setor de Regularização Fundiária, vinculado a Agehab, Wilson Garcia de Castro, foi realizada nesta quarta-feira (4) em Batayporã.
Participaram da capacitação a responsável pelo Setor de Habitação, Lucimara Polatti Almeida; o Procurador do Município, Djalma César; a secretária de Assistência Social, Leia Maria; o assistente administrativo do Setor de Tributação e vereador, Mauricio Ribeiro, e a assistente social Adriana Tavares.
Durante o encontro, Ramão discorreu sobre a nova legislação e informou os procedimentos aplicáveis a regularização de imóveis, seja ele público ou privado. “Inicialmente a Prefeitura fará um levantamento minucioso de imóveis que estão irregulares com a documentação e depois serão encaminhados para a Agehab, onde faremos um cadastro de todos os dados dos beneficiários”, disse.
Presente na reunião, o prefeito Jorge Takahashi recomendou à responsável pelo Setor de Habitação para proceder da forma correta quando realizar o levantamento, para que sejam beneficiadas as famílias que realmente tem direito.
O Chefe do Executivo ressaltou ainda a importância da política de regularização fundiária para o município. “É nossa obrigação levar cada vez mais uma condição de vida melhor para a população. Essa parceria com a Agehab vem possibilitar que as famílias de Batayporã passem a contar com a escritura de suas moradias”, frisou.
Cabe ressaltar que todo o processo será gratuito para famílias de baixa renda, na qual a renda social para receber o benefício será avaliada pela Prefeitura.
Fonte: Nova News
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
G1 - Prefeitura de Manaus doa terreno de mais de 57 mil m² para obra de conjunto habitacional
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024