Em 11/02/2011

Oficializado convênio entre o IRIB, CENOR e o Colégio de Registradores da Espanha


Seminário Luso Brasileiro passa a se chamar Seminário Luso Brasileiro Espanhol de Direito Registral Imobiliário


No último dia 9 de fevereiro, durante as comemorações dos 150 anos da Lei Hipotecária Espanhola, em Madrid, foi assinado o convênio de adesão do Colégio de Registradores de la Propiedad y Mercantiles de Espanha (CORPME) ao grupo de estudos responsável pela organização do Seminário Luso-Brasileiro, que agora passa a se chamar Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário.

No ato de assinatura do convênio, estiveram presentes o presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, o Diretor de Relações Internacionais, Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza e o presidente da ELRA (European Land Registry Association), Gabriel Alonso Landeta.

Já foram realizados cinco Seminários no Brasil e em Portugal. O ultimo foi em dezembro passado, na cidade de Búzios, e o próximo será este ano, em Portugal, em cidade ainda a ser definida. Com a entrada da Espanha no rol dos organizadores, o país sediará o evento em 2012.

Festividades em Madrid - A comemoração dos 150 anos da Lei Hipotecária Espanhola teve início no dia 8, terça-feira, na recém inaugurada Sede de los Registros de la Propriedad de Madrid e contou com a presença do Ministro da Justiça, de toda a diretoria do Colégio de Registradores da Espanha (Junta de Gobierno), de representantes de diversos países Ibero-americanos, e de Sua Majestade o Rei Juan Carlos.

Durante as festividades, os representantes do IRIB, Francisco Rezende e Eduardo Pacheco, também receberam a Medalha Comemorativa dos 150 anos da Lei Hipotecária. O presidente do IRIB falou em nome dos convidados dos países Ibero-americanos que foram agraciados com a Medalha, agradecendo ao convite e discorrendo sobre a importância da Lei Hipotecária Espanhola.

Veja a cobertura completa da visita à Espanha na próxima edição do Boletim Eletrônico do IRIB (BE)

Leia a íntegra do discurso do presidente do IRIB

Assista ao vídeo da cerimônia

Fonte: Assessoria de Imprensa do IRIB
Em 11.02.2011



Compartilhe