Em 18/12/2023

ONR lança “Assinador ONR” e “Carimbo do Tempo”


Ferramentas para assinatura digital de documentos são gratuitas e estão disponíveis para a população.


O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) lançou o “Assinador ONR” e o “Carimbo do Tempo”, ferramentas gratuitas e disponíveis para a população, que servem para a assinatura de documentos, não só para os atos imobiliários, mas de qualquer outro setor, permitindo comprovação e segurança jurídica com a data e a hora da realização de operações. As funcionalidades estão disponíveis no site assinador.onr.org.br.

Segundo a notícia publicada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), para o Presidente do ONR, Flauzilino Araújo dos Santos, o Assinador ONR “é um produto importante, disponibilizado ao mercado pelo Registro de Imóveis do Brasil e que agrega a facilidade de um assinador digital à funcionalidade do carimbo do tempo, essencial para comprovar a data e a hora em que um documento foi assinado digitalmente.” O Assinador ONR permite que o usuário assine digitalmente o documento, com seu certificado digital e o máximo de segurança jurídica, utilizando QR Code, assinatura eletrônica ou certificado digital, em conformidade com as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outras cadeias de certificação.

Além disso, ao assinar o documento no Assinador ONR, o usuário pode incluir, também gratuitamente, o Carimbo do Tempo, que permite atestar o dia e a hora em que aquele documento foi assinado, fortalecendo a validade jurídica dos atos eletrônicos. Além disso, o Carimbo do Tempo gera uma marca temporal confiável e irrefutável, podendo servir como evidência em litígios.

Saiba mais sobre o Assinador ONR e sobre o Carimbo do Tempo.

Para saber mais sobre o ONR, clique aqui.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/BR e do perfil do ONR no Instagram.



Compartilhe