Painel discute aquisição e arrendamento de imóveis rurais por estrangeiros
Tema foi tratado pelos registradores de imóveis Eduardo Sócrates Sarmento (Volta Redonda/RJ) e José Arimatéia Barbosa (Campo Novo do Parecis/MT)
O polêmico tema da aquisição de imóveis rurais por estrangeiros volta à programação dos Encontros IRIB. No Regional em Cuiábá, o assunto foi tratado pelo vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Sócrates Sarmento, registrador em Volta Redonda/RJ). O debatedor convidado foi José Arimatéia Barbosa, registrador de Campo Novo do Parecis/MT que focou as possíveis mudanças legislativas.
Eduardo Sócrates Sarmento Castanheira mostrou um panorama do tema, mostrando os cuidados que o registrador de imóveis deve tomar, inclusive com relação à documentação exigida pela legislação em vigor. Segundo ele, a não observância pode resultar na nulidade absoluta do ato. O palestrante também tratou da alienação fiduciária e da hipoteca rural relacionadas às pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.
O palestrante citou decisões das Cortes Superiores e também analisou as possíveis mudanças que podem ocorrer com o Projeto de Lei 4059/2012, que cria critérios para a aquisição e utilização de terrenos rurais por estrangeiros. A proposta é resultado de uma longa discussão conduzida por uma subcomissão de parlamentares, especialmente criada para encontrar novas soluções legais para o problema. “O projeto de lei corrigir distorções, principalmente quanto aos direitos das pessoas jurídicas brasileiras com capital estrangeiro”.
A proposta dispensa qualquer autorização ou licença para a aquisição por estrangeiros de imóveis com área de até quatro módulos e para o arrendamento por estrangeiros de propriedades de até 10 módulos fiscais. Atualmente, essa dispensa vale para propriedades de até três módulos fiscais.
O debatedor José Arimatéia Barbosa incluiu em sua apresentação uma apanhado das legislações vigentes e sua evolução ao longo do tempo. Também se deteve nas propostas legislativas, entre elas o PL 2289/2007, além da proposta da subcomissão especial criada para analisar a questão. Segundo ele, a preocupação dos parlamentares fundamentam na necessidades de se criar barreiras legais para deter estratégias utilizadas pelo capital internacional para compra de terras no país. Uma delas tem sido a criação de empresas brasileiras em nome de laranjas”, disse.
O 31º Encontro Regional é realizado pelo IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso.
Veja a galeria de imagens
Faça download do material da palestra
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 27.7.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Registro eletrônico deve ser implantado até 2014
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório