Em 14/09/2016

Palestra sobre o sistema de registro eletrônico de imóveis se concentram no segundo dia do Encontro Nacional


O presidente do IRIB, Lamana Paiva, irá abrir a programação do dia 27/9, coordenando o painel “Registro Eletrônico - Portal de Integração dos Registradores de Imóveis do Brasil”


O tema central do XLIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil – registro eletrônico de imóveis – ganhou amplo espaço na programação com um dia inteiro de palestras. Ao todo, são seis conferências sobre a matéria, abordando diferentes aspectos. O painel que abre o segundo dia do evento, às 9 horas, Registro Eletrônico - Portal de Integração dos Registradores de Imóveis do Brasil será coordenado pelo presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, que vai destacar as ações da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados, órgão vinculado ao Instituto, que tem tido uma ação protagonista para a união de todas as centrais eletrônicas estaduais.

O portal RegistradoresBR (registradoresbr.org.br) é uma iniciativa que vem atender ao Provimento nº 47/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que dispôs as diretrizes gerais para o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis. “Nesse cenário de constantes mudanças legislativas e regulamentares, que promovem a atualização e a modernização das atividades registrais brasileiras, muito trabalho tem sido exigido do IRIB, para que esse salto para um patamar tecnológico superior em nosso campo de atuação seja acompanhado pela categoria nos mais longínquos pontos do território nacional, sempre com uma visão estratégica lançada à frente, procurando ressaltar o já elevado grau de importância institucional que os registradores imobiliários representam no contexto do país, por meio dos 5.568 municípios”, diz Lamana Paiva, registrador de imóveis em Porto Alegre/RS.

Em abril deste ano, numa ação capitaneada pelo IRIB, com o aval da ARISP, dos Colégios Registrais dos Estados, da ANOREG-DF, do CORI-MG, da ANOREG-BR e de suas representações estaduais, foi criada, por meio de termo de compromisso, a Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados, organização de natureza técnica, destinada a coordenar as referidas centrais visando a universalização do acesso ao tráfego eletrônico de dados e títulos, bem como a criar os padrões de interoperabilidade para a perfeita integração do sistema de registro eletrônico de imóveis do país. “O registro eletrônico não é mais futuro, é uma realidade nacional. Por isso, convido todos os 3.460 colegas para participar do XLIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil”, conclama Lamana Paiva.

O presidente do IRIB explica que no evento de Salvador será feita uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Gestor da Coordenação Nacional, bem como a demonstração das centrais regulamentadas e em funcionamento. Participarão da mesa representantes das chamadas centrais pioneiras do registro eletrônico: São Paulo (Francisco Raymundo, presidente da Arisp), Mato Grosso (Maria Aparecida Bianchin Pacheco, presidente da Anoreg-MT), Minas Gerais  (Francisco José Rezende dos Santos, presidente do CORI-MG) e Distrito Federal (Luiz Gustavo Ribeiro Leão, vice-presidente de Registro de Imóveis da Anoreg-Br e vice-presidente do IRIB para o DF).

Programação completa e inscrições

Portal de Integração


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 13.09.2016



Compartilhe