Plataforma atualiza e cruza dados de imóveis disponíveis em MG
Ferramenta do governo agiliza pesquisas para quem quer investir no estado.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), aprimorou o Indi Maps, plataforma virtual inédita no Brasil, criada para otimizar o processo de busca de imóveis no estado. Foram incluídas informações sobre agricultura e pecuária, além de criado um formulário on-line que permite que o imóvel seja cadastrado diretamente no sistema. Clique aqui e confira o Indi Maps.
O portal desenvolvido pelo Indi agrega diversas bases de dados em um banco de imóveis públicos e privados, disponíveis para comercialização em toda Minas Gerais. Nele, é possível visualizar informações socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura. Utilizando esses dados é possível encontrar a localização adequada para qualquer tipo de empreendimento, considerando as necessidades do investidor. O serviço é totalmente gratuito e permite o cadastro de imóveis por qualquer proprietário e também por gestores públicos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a ferramenta “simplifica a busca dos investidores, facilitando a atração de investimentos para o estado. Nosso objetivo é facilitar cada vez mais a vida do empreendedor em Minas Gerais. Atuamos em estratégias para atrair novos investimentos, estimulando a geração de emprego e renda”, comenta Passalio.
Cruzamento de dados
O Indi Maps conta com camadas de dados que proporcionam a identificação de uma série de potencialidades para todo tipo de empreendimento no território mineiro. As informações abordam questões que vão desde infraestrutura - como rodovias, ferrovias e gasodutos - até informações relacionadas à educação, como matrículas por curso técnico ou superior em cada região.
Esse cruzamento de informações permite ao investidor fazer análises que não poderiam ser executadas considerando cada banco de dados individualmente. É possível, por exemplo, identificar as regiões que possuem toda a infraestrutura de energia e logística necessária para determinado projeto e cruzar essa informação com dados relativos a possíveis fornecedores, mão de obra disponível e salário médio do setor. São dados precisos que possibilitam uma análise completa do território e, consequentemente, da viabilidade do negócio.
Formulário On-line
A plataforma está disponível para acesso no site do Indi (indi.mg.gov.br) e é compatível com qualquer dispositivo móvel, Android e iOS.
Para cadastro de imóveis, o proprietário, corretor ou gestor público deve apenas acessar um formulário on-line, identificar o imóvel no mapa e preencher as informações. O Indi valida as informações e, caso esteja tudo certo, o imóvel fica disponível. O formulário on-line permite que prefeituras, proprietários e corretores cadastrem tudo de forma simples, atendendo aos requisitos para cada tipo de solicitação.
Relatórios gerados no sistema apontam a facilidade de terraplanagem e a presença de áreas de proteção ambiental, o que permite às empresas estimarem impactos nos prazos de implantação do projeto. E, principalmente, permite ver a oferta de imóveis públicos, que podem ser disponibilizados para que projetos sejam implantados nos municípios mineiros.
A equipe do Indi está gradativamente entrando em contato com todas as prefeituras de Minas Gerais para atualizar os contatos referentes à disponibilidade de imóveis para novos empreendimentos.
Confira aqui o vídeo tutorial sobre utilização da plataforma.
Fonte: Agência Minas.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Parcelamento do solo urbano. Loteamento. Condomínio de lotes – transformação. Pernambuco.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes