PMCMV: Governo Federal altera regras para Região Norte
Haverá aumento nos descontos concedidos para as famílias das Faixas 1 e 2 com renda até R$ 4,4 mil mensais.
O Ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou no início desta semana, em evento realizado na cidade de Belém/PA, que o Governo Federal ampliará os descontos para facilitar a aquisição da casa própria por famílias da Região Norte enquadradas nas Faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Com a medida, serão beneficiadas as famílias que recebem até R$ 4,4 mil mensais e morem na região.
De acordo com a notícia publicada pela Agência Gov, a intenção do Governo Federal é “estimular a oferta de unidades habitacionais no Norte brasileiro e ampliar a capacidade das famílias de acessarem o crédito.” A notícia também aponta que a região abriga “cerca de 8,5% da população do País e responde por 10,3% do déficit habitacional das pessoas que ganham acima de 1 salário-mínimo” e que, “no entanto, historicamente, a região apresenta um desempenho muito baixo na execução dos programas habitacionais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).”
A medida anunciada pelo Ministro resultará na redução ou supressão do pagamento da entrada exigida nas operações de crédito ou na redução das prestações devidas, o que poderá contribuir para alavancar as contratações nas grandes e pequenas cidades da Região Norte. Além disso, a Agência ressalta que “os descontos aumentarão entre 8% e 33% nos municípios maiores e de maior hierarquia urbana, como metrópoles, capitais estaduais, capitais regionais e seus arranjos populacionais” e que “as famílias que vivem nos municípios menores também serão beneficiadas com a medida. Os descontos nesses locais serão majorados entre 15% a 18%.”
Para Jader Filho, “esse é um projeto feito a muitas mãos. Mas não são só metas, não são só números. Não. Nós realizamos o sonho da casa própria, o sonho das pessoas que querem ter o direito a morar, gerando emprego e renda nas nossas regiões e diminuindo as desigualdades. Porque essa é a orientação que o presidente Lula nos deu. E é assim que nós iremos fazer”
Fonte: IRIB, com informações da Agência Gov.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Projeto Registra Bahia Favela é implementado pelo TJBA
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.