Em 19/07/2024

PMCMV: Governo Federal quer “travar” financiamentos de imóveis usados


Mudanças no programa serão implementadas para a Faixa 3.


O Governo Federal apresentará mudanças para a Faixa 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) para limitar o financiamento de imóveis usados para as famílias com renda entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil. A matéria, assinada por Thaís Barcellos, foi publicada na edição de 16/07/2024 do jornal “O Globo”.

Segundo a matéria, o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Helder Melillo, declarou que o objetivo é “frear as contratações de imóveis usados, que cresceram muito e estão comprometendo o orçamento do FGTS.” Melillo também declarou que “o ministério tem como objetivo atender mais famílias e privilegiar, quando o orçamento está apertado, os imóveis novos, que geram maior geração de empregos.” Além disso, o Secretário-Executivo afirma que será feita uma “instrução normativa bem arrojada” e que serão tomadas medidas “para que a execução de imóveis usados caia de maneira significativa.

O periódico destaca, ainda, que “a trava para financiamento de imóveis usados é uma demanda da indústria da construção. Na reunião desta terça-feira do Conselho, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentaram um voto para que fossem definidas diretrizes para frear as contratações de usados.

De acordo com a matéria, “a proposta será discutida com a Casa Civil nesta quarta-feira. Dessa forma, será possível apresentar os detalhes para a área técnica do Conselho Curador do FGTS, que tem reuniões semanais. A discussão será retomada na próxima reunião do conselho, no dia 6 de agosto.

Fonte: IRIB, com informações do jornal O Globo.



Compartilhe