Prefeituras recebem orientações do TJAL sobre o Moradia Legal e o Rural Legal
Para o presidente Fernando Tourinho, o interesse das prefeituras demonstra o sucesso dos programas.
Presidente Fernando Tourinho recebeu deputado Gilvan Barros e representantes de prefeituras. Foto: Caio Loureiro.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, recebeu representantes dos municípios de Girau do Ponciano e Novo Lino para orientar os gestores sobre a possibilidade de realização de ações dos programas de regularização fundiária Moradia Legal e Rural Legal. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (16).
O prefeito de Girau, David Barros, e o secretário de Governo de Novo Lino, Henrique Almeida, manifestaram interesse e buscaram informações sobre o funcionamento das iniciativas. Eles compareceram acompanhados do deputado estadual Gilvan Barros.
Para o presidente Fernando Tourinho, o interesse das prefeituras demonstra o sucesso dos programas. “São dois importantes programas, o Moradia Legal já em sua sexta edição, e o Rural Legal estamos começando este ano. As parcerias com as prefeituras vão nos possibilitar realizar um grande número de ações”.
O desembargador Carlos Cavalcanti coordena ambos os programas. Ele relatou que o Tribunal tem sido procurado por prefeituras de todo o estado. “Estamos recebendo os gestores para esclarecer os requisitos necessários para ingressar nos programas, e no menor espaço de tempo possível, realizar a entrega dos títulos de propriedade às famílias beneficiárias”, explicou Cavalcanti.
O secretário Henrique Almeida destacou que os moradores do município têm pedido a realização do programa no local. “Já há uma ansiedade muito grande lá na cidade porque viram acontecer em outros municípios e Novo Lino ainda não teve. Terá um impacto muito importante e a sociedade vai ficar muito feliz. Se Deus quiser, vamos realizar em breve”, afirmou.
O programa Moradia Legal viabiliza gratuitamente o registro cartorário de pequenos imóveis possuídos por pessoas de baixa renda, em parceria com as prefeituras, a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e os cartórios locais. O Rural Legal é direcionado a pequenas propriedades rurais, e tem a participação do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
REURB-S. Transcrição – lote – ausência. Descrição precária. Especialidade objetiva. Procedimento registral.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano