Presidente da CNR e ANOREG/BR recebe título de Cidadão Honorário de Brasília
A homenagem foi entregue pelo deputado distrital Roosevelt Vilela.
Somente em 2024, foi a quinta homenagem a Rogério Portugal Bacellar pelo trabalho realizado em defesa dos cartórios e em prol da modernização dos serviços à população
O presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), o curitibano Rogério Portugal Bacellar, recebeu, na última quarta-feira (27), o título de Cidadão Honorário de Brasília. A homenagem foi entregue pelo deputado distrital Roosevelt Vilela, autor da proposta na Câmara Legislativa do Distrito Federal, na cerimônia de abertura da VII CONCART (Conferência Nacional dos Cartórios) e do XXIV Congresso da ANOREG/BR, realizados na capital federal.
Na justificativa do projeto de decreto legislativo, o parlamentar salientou que Bacellar é “uma das autoridades mais destacadas no segmento notarial e registral do Brasil, tendo atuado em diversas funções e cargos importantes”. Ele ressaltou que o presidente da ANOREG/BR e CNR procurou sempre representar a categoria e defender seus interesses na esfera federal. “O acesso às instâncias do governo deu aos notários e registradores a possibilidade de ampliar sua contribuição com o desenvolvimento do país, seja por meio de iniciativas que incentivam a desjudicialização dos procedimentos, integrando programas federais, ou prestando cada vez mais um serviço eficiente, célere e seguro”, apontou. Além disso, destacou a atuação de Bacellar nos projetos relacionados ao acesso à cidadania.
Reconhecimento nacional
Somente em 2024, Bacellar recebeu cinco homenagens pelos relevantes trabalhos em prol do setor cartorial, da modernização dos serviços e da extrajudicialização, para facilitar o acesso da população em geral e desafogar o Judiciário. Na véspera de ser reconhecido como Cidadão Honorário de Brasília, Bacellar foi agraciado com o título de Cidadão Mato-grossense e com a Comenda Dante de Oliveira, uma das mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pelo trabalho realizado nas áreas de direitos humanos, democracia e cidadania.
No dia 1º de novembro, o presidente das duas principais entidades de classe dos notários e registradores foi contemplado com o Título de Cidadania Paraibana, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor do crescimento, da modernização e da eficiência conquistadas no mundo de notas e registros do país. Em 29 de julho deste ano, Bacellar foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Maceió, pela importante trajetória em defesa da classe notarial e registral, bem como sua dedicação incansável ao fortalecimento dos cartórios brasileiros, aprimorando os serviços prestados à cidadania e ao direito da população.
Em anos anteriores, Bacellar já foi condecorado com os títulos de Cidadão Honorário da Bahia e de Pernambuco. No Paraná, o presidente da CNR e ANOREG-BR ganhou as honrarias de Cidadão Benemérito do Estado e Vulto Emérito de Curitiba.
Fonte: Diário Indústria e Comércio.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Judiciário entrega matrículas imobiliárias de igrejas históricas do século XVII
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0