Presidente do IRIB participa de lançamento do Código de Normas em Santa Catarina
Com aproximadamente mil e trezentos artigos, Código de Normas é fruto de dois anos de trabalho.
O Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Martins, participou, no dia 30/10/2023, da Solenidade de Assinatura do Código de Normas da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial do Estado de Santa Catarina (CN-CGJSC). O Código, com aproximadamente mil e trezentos artigos é fruto de um trabalho de dois anos e normatiza o Serviço Extrajudicial no Estado. Além do Presidente do IRIB, também estiveram presentes à solenidade lideranças e dirigentes das entidades representantes dos Notários e Registradores de Santa Catarina.
Em notícia publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), o Presidente do Tribunal, Desembargador João Henrique Blasi, destacou o trabalho do Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial, Desembargador Rubens Schulz, e do Juiz do Núcleo IV da Corregedoria-Geral de Justiça (Foro Extrajudicial), Rafael Maas dos Anjos. Blasi também reafirmou seu apreço pelos Notários e pelos Registradores. “Tem um trabalho muito bem desenvolvido. Nas premiações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios de Santa Catarina sempre são destaque. Isso se deve à qualidade dos nossos notários e registradores e deve-se também à competência da nossa Corregedoria Extrajudicial. Somos o único estado da federação que tem uma corregedoria específica para atividades extrajudiciais, o que se mostrou um acerto ao longo do tempo”, declarou o Presidente do TJSC.
Por sua vez, Rubens Schulz ressaltou que o CN-CGJSC foi construído tanto pelos Notários e Registradores como pelo Poder Judiciário. Segundo Schulz, “fomos realizando reuniões sucessivas até que chegamos nesse documento, que vai unificar completamente a forma de atuação do extrajudicial de uma forma extremamente positiva”, afirmou o Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial.
Fonte: IRIB, com informações do TJSC.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Solução de Consulta n. 264, de 30 de outubro de 2023
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório