Em 14/12/2023

Presidente do IRIB participa de reunião do Fórum de Desenvolvimento Imobiliário


Reunião foi realizada ontem, em Brasília/DF, e teve como pauta o planejamento de ações para o ano de 2024.


O Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Martins, participou ontem, 13/12/2023, de reunião do Fórum de Desenvolvimento Imobiliário (FDI). A reunião foi realizada em Brasília/DF, e teve como pauta debater as conquistas alcançadas neste ano, bem como planejar ações para o ano de 2024.

A pauta da reunião foi composta por temas como: as contribuições que o setor imobiliário, de financiamento à propriedade e de registro de propriedades podem ofertar à sociedade; os desafios trazidos pela Lei n. 14.711/2023 (Marco Legal das Garantias) e pontos que merecem atenção na Lei n. 14.382/2022, que instituiu o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), dentre outros.

Além do Presidente do IRIB, participaram da reunião o Coordenador do FDI, Bernardo Chezzi, e os representantes das demais entidades que integram o Fórum. Estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) pelo Estado do Espírito Santo, Aristóteles Passos Costa Neto; o representante José Carlos Gama, o Diretor Executivo Filipe Pontual e Aline Gonzales, da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP); os Diretores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), Danila, Vladimir e Cicero; e o novo Presidente do Registro de Imóveis do Brasil (CORI-BR/RIB), Ari Álvares Pires Neto. Também participaram o novo Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Flaviano Galhardo; e os advogados Daniel RibeiroGabriel Souza.

Conheça os materiais produzidos pelo Fórum de Desenvolvimento Imobiliário:

Sobre o Fórum

O Fórum de Desenvolvimento Imobiliário é um movimento de cooperação permanente entre registro de propriedades, mercado imobiliário e mercado de financiamento a imóveis no Brasil em prol de consensos que existam entre 5 relevantes instituições desses setores: a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC); a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP); a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB); e o Registro de Imóveis do Brasil (RIB). Agindo por meio político e técnico, as entidades no Fórum buscam melhorar o ambiente de negócios, fortalecendo o sistema de garantias, digitalizando processos e aperfeiçoando as condições de aquisição e financiamento de imóveis ao cidadão, para realização do direito à moradia previsto em nossa Constituição.

O Fórum está a serviço e à disposição de todos os stakeholders e da sociedade brasileira.

Acesse o site do Fórum e conheça mais sobre esse movimento: forumimob.org.br.

Fonte: IRIB, com informações do FDI e fotos da ABRAINC.



Compartilhe