Em 20/09/2022

Presunção Absoluta e os Sistemas de Registro de Imóveis: dormientibus non succurrit ius


Obra publicada pelo IRIB em parceria com a COP Editora já está disponível para venda. Associados ao Instituto receberão livro gratuitamente.


Conforme divulgado anteriormente, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) publicou, em parceria com a COP Editora, a obra intitulada “Presunção Absoluta e os Sistemas de Registro de Imóveis: dormientibus non succurrit ius”, de autoria do Oficial do 4º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro/RJ, Diretor da Escola de Notários e Registradores do Rio de Janeiro (ENOREG/RJ) e Coordenador do curso de pós-graduação da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR), Alexis Mendonça Cavichini Teixeira de Siqueira, e do Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Bom Jesus da Lapa/BA e membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do IRIB (CPRI/IRIB), Jean Karlo Woiciechoski Mallmann.

Com 160 páginas e apresentação escrita pelo Presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins, o livro é o segundo volume da Coleção IRIB Academia, cuja proposta é a divulgação de estudos na área registral imobiliária mediante a publicação de teses, dissertações, trabalhos de pesquisa que ultrapassam os limites e o escopo de publicações já tradicionais do Instituto.

De forma clara, objetiva e concisa, a obra busca, em síntese, demonstrar ao leitor o “quão importante para a evolução da segurança jurídica no Brasil será a adoção plena do sistema de fé pública registral”, abordando temas como a segurança jurídica no Registro de Imóveis; as classificações dos sistemas de Registro de Imóveis, o novo sistema de Registro de Imóveis brasileiro: sistema da Fé Pública, a fábula da lebre e da tartaruga, o Registro Imobiliário e o dormientibus non succurit jus, dentre outros.

O livro já está disponível para venda na loja virtual do IRIB e os associados ao Instituto receberão em poucos dias seu exemplar gratuitamente pela via postal. Além disso, a obra também será disponibilizada em breve no formato eletrônico e será incluída no banco de dados do IRIB Academia, cujo acesso é exclusivo aos associados ao Instituto.

Para adquirir a obra, clique aqui. Se desejar, adquira também o primeiro volume da Coleção IRIB Academia.

Fonte: IRIB.



Compartilhe