Primeiro volume do Código de Normas comentado é lançado
Serão produzidas mais cinco edições para completar a obra.
Após meses de empenho, os registradores de imóveis mineiros poderão ter acesso ao primeiro volume do Código de Normas comentado. A publicação Comentários ao Código de Normas Extrajudiciais do Estado de Minas Gerais: parte geral, processo administrativo disciplinar e parte final, da editora Caminhos Iluminados, está disponível gratuitamente para todos os profissionais interessados.
Organizado pelo oficial do Registro de Imóveis de Monte Belo, Aflaton Castanheira Maluf, e coordenado pelo professor Waldir de Pinho Veloso, o trabalho foi feito a várias mãos. A obra completa contará com seis volumes e, na primeira publicação, os leitores encontrarão as análises da parte geral (Livro I – artigos 2º a 161), do processo administrativo disciplinar (Livro VIII – artigos 1.194 a 1.240) e disposições finais e transitórias (Livro Especial – artigos 1.241 a 1.244).
Para o organizador, o projeto tem um significado especial. “O pensamento que ocorreu inicialmente de maneira individual deu origem a um esforço coletivo, com apoio de diversos colegas da área”, conta Aflaton. Além de padronizar os entendimentos nas serventias mineiras, a coleção ajudará outras especialidades jurídicas a compreenderem como as práticas notariais e de registro funcionam.
O livro contou também com a colaboração do tabelião de Protesto de Maringá, Alexandre Scigliano Valério; da titular do Registro de Imóveis de Jacinto, Amanda de Campos Araújo; da tabeliã do Registro de Protesto de Paracatu, Cleonice Tomaz; da integrante da equipe editorial da Journal of Air & Space Law, a Kluwer Law Internacional (Países Baixos), Giowana Nunes de Pinho Veloso; do tabelião de Protesto de Títulos de Vazante, Helder Silveira; da titular e da oficiala substituta do Registro Civil e de Notas do Distrito do Barreiro, Letícia Franco Maculan Assumpção e Isabela Franco Maculan, respectivamente; da tabeliã de Protesto de Títulos de Contagem, Nancy Raquel Dutra Felipetto Malta; do tabelião Paulo Hermano Soares Ribeiro; e do oficial do Registro de Imóveis de Coronel Fabriciano, Vinícius Guimarães de Barros Pires da Silva.
Fonte: CORI-MG.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
A evolução de instrumentos legislativos e as irregularidades imobiliárias
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- IRIB informa: o site do RI Digital mudou de endereço!
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.