Em 29/11/2024

Campanha Sinal Vermelho: Cartórios contra a violência doméstica


Serventias Extrajudiciais são pontos de apoio às mulheres vítimas deste tipo de violência.


A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criaram, em 2021, em virtude da publicação da Lei n. 14.188/2021, uma ação permanente para auxiliar a sociedade no combate à violência doméstica. As Serventias tornaram-se pontos de apoio às mulheres vítimas deste tipo de violência e integram a Campanha Sinal Vermelho, que busca incentivos e facilitam denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico.

Segundo a cartilha disponibilizada pela ANOREG/BR, elaborada com o apoio de diversas instituições, dentre elas o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), “o Brasil ocupa a incômoda 5º posição no ranking global de assassinatos de mulheres segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH). Essa taxa só é maior em El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. O número de casos de violência doméstica é alarmante e dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) evidenciam que a violência contra as mulheres no Brasil continua crescendo.

O material apresenta, além de informações úteis sobre o programa, dados para disponibilização às vítimas deste tipo de violência, tais como telefones e endereços para atendimento.

Clique aqui e veja o material completo.

Fonte: IRIB, com informações da cartilha encaminhada ao IRIB.



Compartilhe