Em 07/02/2023

Realizada mais uma etapa do concurso para abertura de novos cartórios


Avaliações ocorrem até sexta-feira (10/2) em Belo Horizonte.


O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch, acompanhou nesta segunda-feira (6/2) a abertura da etapa de realização de entrevista individual e prova oral do Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Minas Gerais. As avaliações seguem até sexta-feira (10/2) no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica, em Belo Horizonte. 

Not-concurso-cartorio-banca.jpg

O 2º vice-presidente do TJMG acompanhado da Comissão Examinadora do concurso (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O superintendente da Ejef, acompanhado pelo juiz auxiliar da 2º Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo, esteve no local pela manhã. “Vim fazer uma visita de apoio à equipe e à banca porque a Escola Judicial não tem participação na elaboração da prova, mas é responsável pela realização e organização do concurso. Está tudo tranquilo”, garantiu.

Segundo o 2º vice-presidente, a modernização dos cartórios é importante para que possam continuar prestando serviços cada vez melhores para a população."Queremos que sejamos exemplo no serviço para o país", disse. 

A etapa iniciada nesta segunda-feira conta com uma fase de entrevista, conduzida pelo presidente da Comissão Examinadora, desembargador Marco Aurelio Ferenzini e pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Wagner Sana Duarte Morais; e por avaliações em duas bancas, sendo a primeira formada pelos juízes Paulo Barone Rosa e Gustavo Oliveira Chalfun, e pela tabeliã Yara Maria Cabral Sarmento; e a segunda pelo juiz Francisco Ricardo Sales Costa, pelo promotor de Justiça Marcelo Mattar Diniz e pela registradora Juliana Mendonça Alvarenga. 

Not-concurso-cartorio-entrevista.jpg

Candidatos passam por entrevista durante avaliação (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Conforme o presidente da Comissão Examinadora, desembargador Marco Aurelio Ferenzini, cerca de 30 a 40 candidatos serão examinados por dia. “Estamos entrevistando uma média de 15 a 18 candidatos por turno, sendo de 30 a 40 por dia. E está correndo tudo bem, temos um balanço positivo até o momento”, afirmou. 

Para o critério de ingresso por provimento, a prova oral segue a ordem de arguição definida em sorteio público, cujo resultado foi disponibilizado no Diário do Judiciário Eletrônico (DJe) em 14 de julho de 2021 (republicação). Já para o critério de ingresso por remoção, será observado o resultado do sorteio público realizado em 18 de setembro de 2020, conforme disponibilizado no DJe de 22 de setembro de 2020.

Fonte: TJMG.



Compartilhe