Receita Federal envia aviso para regularização de obras
Mais de 16 mil cartas foram encaminhadas para que contribuintes responsáveis por construções civis regularizem suas obras antes da fiscalização.
A Receita Federal do Brasil (RFB) encaminhou mais de 16 mil cartas de “Aviso para Regularização de Obras” para responsáveis por obras localizadas em todos os Estados brasileiros, exceto o Amapá e o Distrito Federal. O prazo indicado nos avisos para cumprimento da regularização se encerra em 10 de julho de 2024.
De acordo com a informação disponibilizada pela RFB, cada imóvel selecionado possui área de construção a partir de 150m² e alvará expedido pela prefeitura do município de localização da obra predominantemente no ano de 2019. Segundo a RFB, “a ação faz parte da estratégia de incentivo aos contribuintes responsáveis por construções civis para que promovam a regularização de suas obras, antes do início de fiscalização.”
As correspondências trazem as orientações completas aos contribuintes. A RFB ressalta que “todos os procedimentos devem ser efetuados exclusivamente por meio do Portal e-CAC, que pode ser acessado através de link na página inicial da Receita Federal (gov.br/receitafederal).”
Além disso, a RFB informa que “contribuintes que não regularizarem suas obras serão objeto fiscalização e lavratura de auto de infração. As multas para quem não regularizar espontaneamente sua obra podem variar de 75% a 225% dos tributos devidos.”
Em decorrência das enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul, a RFB excluiu as cartas relacionadas a obras localizadas nos Municípios com decretação de estado de calamidade pública, bem como aquelas cujos responsáveis têm domicílio nestes Municípios.
Fonte: IRIB, com informações da RFB.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Racionalidade e princípios da ordem fundiária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024