Registradores fluminenses participam de reunião da Comissão Especial para gestão documental do Foro Extrajudicial
Registro eletrônico e a gestão documental foram pontos discutidos em reunião com a presença do diretor do IRIB, Eduardo Pacheco, e do presidente da Anoreg-RJ, Renaldo Bussière
O Diretor de Relações Internacionais do IRIB, Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, e o presidente da Anoreg-RJ, Renaldo Andrade Bussière, participaram como convidados, no dia 3 de junho, de reunião da Comissão Especial para Gestão Documental do Foro Extrajudicial, realizada na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, foi realizada uma visita técnica ao Arquivo Nacional, passando pelo Laboratório de Microfilmagem do Arquivo Nacional; seguida de exposições sobre o Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário (S-REI), o Sistema de Autenticação Digital e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística pelo Arquivo Nacional.
Eduardo Pacheco e Renaldo Bussière colocaram-se à disposição da Comissão para colaborar e demonstraram seu interesse em acompanhar os trabalhos, reconhecendo a importância dos estudos que estão sendo desenvolvidos. Apesar de voltadas as atividades para a Amazônia Legal, certamente as conclusões da Comissão Especial terão seus efeitos irradiados para todo o Brasil.
A Comissão
A Comissão Especial para Gestão Documental do Foro Extrajudicial foi criada com aprovação do Plenário do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, na 60ª reunião ordinária, realizada no dia 8 de dezembro de 2010. O objetivo é propor ações e procedimentos para a modernização, organização e gestão documental dos acervos dos Cartórios de Registro de Imóveis da Amazônia Legal, de conformidade com os dispositivos previstos na Resolução n º 110, de 6 de abril de 2010, do Conselho Nacional de Justiça.
Fazem parte da Comissão Especial, o Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e Coordenador do Comitê Executivo do Fórum de Assuntos Fundiários (presidente) Marcelo Martins Berthe, o Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Antonio Carlos Alves Braga Junior, o 1º Oficial de Registro de Imóveis da Capital do Estado de São Paulo, Diretor de Tecnologia e Informática do IRIB e Presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, Flauzilino Araújo dos Santos, o 5º Oficial de Registro de Imóveis da Capital do Estado de São Paulo; Sérgio Jacomino, o Coordenador de Preservação da Fundação Biblioteca Nacional Jayme Spinelli Júnior; a Gerente do Sistema de Informações do Arquivo Nacional, Silvia Ninita de Moura Estevão, o especialista em preservação digital do NA Carlos Augusto Silva Ditadi, e a especialista em conservação preventiva, do Arquivo Nacional Emiliana Brandão.
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB com informações da Anoreg/RJ
Em 8.6.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Governo Federal lança Plano Estratégico de Fronteiras
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano