Em 31/05/2022

Registros de imóveis de Belo Horizonte se reúnem no CORI-MG


Representantes dos cartórios foram à sede do Colégio para trocar experiências e iniciar a padronização dos processos na capital.


Foto: Gabriel Figueredo

No dia 19 de maio, o CORI-MG recebeu os representantes dos cartórios de Registro de Imóveis de Belo Horizonte para uma reunião sobre as práticas registrais na capital mineira. Os oficiais colocaram em pauta a padronização dos atos praticados, as formas de aumentar a interação com seus públicos – e até mesmo entre si – e as possibilidades de ajuste de processos junto ao munícipio.

O oficial do 1° Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, Fernando Pereira do Nascimento, revelou estar trabalhando, desde 2018, em uma ferramenta que possibilitará a troca de informações entre cartório e Munícipio. Com ela será possível enviar o número da matrícula e o endereço do imóvel à Prefeitura, que serão vinculados ao índice cadastral e, posteriormente, identificados em um mapa interativo.

“Esse contato é importante, pois ajuda tanto o munícipio na localização do número da matrícula, que é algo que eles não possuem, quanto os registros de imóveis, podendo ter acesso a outras informações que não constam em nossa base de dados. Isso facilitará nossas pesquisas, a localização de imóveis e, futuramente até alguns serviços”, disse o titular.

Como solução para aumentar a integração entre os cartórios, os representantes criaram um grupo de trabalho, que se reunirá mensalmente para alinhar as questões de padronização dos procedimentos registrais em Belo Horizonte.

Fonte: CORI-MG.



Compartilhe