Regulamentada a transferência de terras da União na Amazônia Legal
Portaria indica a documentação requerida, de acordo com a Lei nº 11.952/2009, que trata do processo de regularização fundiária na região
A Portaria nº 529, publicada no Diário Oficial da União do dia 4 de novembro, que trata sobre a análise dos pedidos de doação ou concessão de direito real de uso de terras da União localizadas nas áreas da Amazônia Legal, deve ser a fonte de consulta para os municípios que pretendem fazer pedidos de transferência de terras da União em área de expansão urbana. O texto aborda a questão da análise dos pedidos de doação ou concessão de direito real de uso de terras da União localizadas nessas áreas.
A nova norma indica a documentação requerida, de acordo com a Lei nº 11.952/2009, que trata do processo de regularização fundiária na Amazônia Legal, e cita os procedimentos e conteúdos do ordenamento territorial urbano e da justificativa para doação. A regulamentação detalha, ainda, conteúdos a serem analisados na justificativa, os critérios que serão considerados como, por exemplo, as condições a serem observadas quando se tratar de município envolvido em área de influência de grandes empreendimentos.
Segundo matéria veiculada no site do Ministério das Cidades em 10/11/10, a lei e a portaria preveem que a Secretaria Nacional de Programas Urbanos analisará os pedidos quanto a sua conformidade ao Estatuto da Cidade. Essa legislação contempla, dentre outros aspectos, a possibilidade do município solicitar terras da União localizadas em área de expansão urbana, para ordenar o crescimento urbano, antecipar investimentos públicos e controlar o uso e ocupação do solo com base no Plano Diretor, de forma a atender as demandas advindas com o crescimento urbano. Para tanto, estabeleceu alguns requisitos, como a justificativa de transferência dessas áreas e o ordenamento territorial urbano a ser contemplado no Plano Diretor ou em lei específica. No processo de regularização fundiária urbana dos municípios da Amazônia Legal, o Ministério do Desenvolvimento Agrário coordena o programa Terra Legal, e o Ministério das Cidades auxilia nas questões de regularização fundiária urbana e de ordenamento territorial através da Secretaria Nacional de Programas Urbanos (SNPU).
Assessoria de Comunicação do IRIB (com informações do Ministério das Cidades)
Postada em 10.11.2010
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Gasto com Projeto Ecológico já pode ser deduzido do IR
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0