Regularização Fundiária: Cartórios paraenses marcam início da campanha “Solo Seguro”
Mais de 900 famílias foram beneficiadas com entrega de títulos registrados em Curionópolis e Parauapebas.
Os Cartórios paraenses deram início à Semana Nacional de Regularização Fundiária – “Solo Seguro” com a entrega de mais de 900 títulos registrados nas cidades de Curionópolis e Parauapebas. A ação faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária, instituído pelo Provimento CN-CNJ n. 144/2023 em abril deste ano pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), buscando estabelecer um diálogo permanente entre a Administração Pública e a sociedade, em nome do enfrentamento da grilagem de terras. O programa também tem como objetivo fortalecer a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.
Segundo a informação divulgada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (ANOREG/PA), em Curionopolis foram mais de 400 famílias beneficiadas, e, em Parauapebas, 507 títulos registrados. Os Registradores de Imóveis das cidades envolvidas, Antonio Carlos Apolinário de Souza Cardoso e Andre Williams Formiga da Silva, participaram ativamente do projeto, que é integrado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Pará (CGJ/PA), pelo CNJ, pelas Prefeituras, pelo Estado e pelos Cartórios, com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), da ANOREG/PA e do Colégio de Registro de Imóveis do Pará (CRI-PA).
Para o Corregedor-Geral de Justiça do Pará, Desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, a regularização proporciona segurança às famílias. Segundo ele, “todo mundo que tem um lar, quer ter uma casa, quer ter um chão que é seu, que lhe traga segurança, aquela moradia que é sua, que você pode investir, que você pode fazer melhorias, porque ninguém vai lhe tomar.”
Por sua vez, Moema Locatelli Belluzzo, Presidente da ANOREG/PA, afirmou que grande diferencial da campanha “Solo Seguro”, do Programa Permanente de Regularização Fundiária, é enfatizar a imprescindibilidade do registro imobiliário porque “só é dono quem registra”.
Veja algumas fotos:
Leia também:
Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/PA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Locatário inadimplente poderá ter bem de família penhorado
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório