Em 18/11/2021

Relatório Executivo sobre o ranking Doing Business é divulgado pelo Governo Federal


Documento foi disponibilizado pelo site Moderniza Brasil.


Foi disponibilizado pelo site Moderniza Brasil o Relatório Executivo Projeto Doing Business. O documento foi elaborado pela Diretoria de Modernização do Ambiente de Negócios do Governo Federal tendo como referência o Relatório Doing Business, publicado pelo Banco Mundial e, em suas 29 páginas, apresenta uma síntese das iniciativas e resultados obtidos com o objetivo de promover a modernização do ambiente de negócios no país.

O Doing Business foi descontinuado em setembro deste ano e, de acordo com as informações divulgadas pelo Governo Federal, caso os dados apresentados tivessem sido considerados pelo Relatório Doing Business, o Brasil poderia figurar entre os 65 melhores países do mundo para se fazer negócios. Desde que foi lançado, o país nunca figurou entre as 100 melhores nações ranqueadas no Doing Business.

Especificamente sobre o tema “Registro de Propriedades”, o Relatório Executivo Projeto Doing Business publicou que, “com base nas respostas do Banco Mundial ao documento de Update encaminhado em maio de 2020 e os resultados do relatório Doing Business Subnacional – Brasil 2021, publicado em 15 de junho de 2021, podemos afirmar que houve um reconhecimento significativo das ações realizadas pelo GTA Registro de Propriedades, em especial, na integração de procedimentos.” O documento ainda apontou que “outro ponto de destaque foi o reconhecimento da disponibilização de informações eletrônicas disponibilizadas de gravames sobre o imóvel na cidade do Rio de Janeiro, o que acrescentou 1 ponto no indicador de qualidade da gestão fundiária.”

Saiba mais sobre o fim do Doing Business em artigos publicados por Benito Arruñada e por Sérgio Ávila. Não deixe de ler, também, as entrevistas concedidas por Sérgio Jacomino, Daniel Lago Rodrigues e Ivan Jacopetti do Lago.

Leia a íntegra do Relatório Executivo Projeto Doing Business.

Fonte: IRIB, com informações do Governo Federal e do Moderniza Brasil.



Compartilhe