Reunião alinha implantação do posto de atendimento para serviços cartorários na OCA
Na roda de discussão foi colocado em pauta quais os serviços que poderiam ser disponibilizados, as primeiras impressões sobre o início das atividades.
Nesta terça-feira, 11, ocorreu uma reunião de alinhamento para a implantação de um posto de atendimento para serviços cartorários na Organização em Centros de Atendimento (OCA). Representantes da Corregedoria-Geral da Justiça, da própria OCA, da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis, do governo do Estado e de tabelionatos, conheceram o espaço onde deve funcionar o novo serviço que tem por finalidade agilizar os processos dos cidadãos.
A intenção é que sejam oferecidos na OCA certidões de nascimento, casamento e óbito, além de reconhecimento de firma, procuração e autenticação. Essas são as demandas mais solicitadas nas unidades extrajudiciais.
Na ocasião foi apresentada as possíveis instalações, guichês para atendimento, disponibilidade de servidores e estrutura de segurança para o acervo extrajudicial.
Para o corregedor-geral, desembargador Elcio Mendes, a implantação do posto de atendimento facilitará tanto para o cidadão quanto para os servidores das serventias.
“Será um ganho para todos. Essa parceria se firmando trará mais comodidade, agilidade e segurança jurídica, para os usuários dos serviços extrajudiciais. Estamos trabalhando no projeto para ser concretizado”, disse.
No encontro foi colocado em pauta quais os serviços que poderiam ser disponibilizados, as primeiras impressões sobre o início das atividades, além da possibilidade de ampliação dos serviços, nesse ponto ventilou-se possibilidade de agregar alguns serviços do Cartório de Registro de Imóveis.
Os tabeliães Fredy Pinheiro e Fabricio Santos ressaltaram da importância de disponibilizar os seus serviços dentro da OCA.
Segundo eles, cerca de 50% dos atendimentos das serventias são reconhecimento de firma, com a implantação do posto de atendimento na OCA, esse tipo de atendimento será distribuído nos dois locais
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Corregedoria Geral da Justiça homologa convênio para preparo de emissão de RG nos Cartórios
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório