Em 04/03/2024

SAVE THE DATE: XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil


Tradicional Encontro do IRIB será realizado em Brasília/DF, entre os dias 22 e 25 de outubro, e celebrará o 50º aniversário do Instituto!


É com imensa alegria que o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente, Jordan Fabrício Martins, e em nome de sua Diretoria, informa que o XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, tradicional encontro promovido pelo IRIB, será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro em Brasília/DF. O evento, que conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (ANOREG/DF) e do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), além de promover a atualização profissional e a troca de experiências entre os seus participantes, também celebrará o 50º aniversário do Instituto!

Um pouco sobre o IRIB

Com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento profissional, científico e jurídico de seus associados, bem como de aprimorar e modernizar as técnicas de registro, o IRIB foi fundado em junho de 1974, durante a realização do I Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, fruto da ideia do Registrador de Imóveis Júlio de Oliveira Chagas Neto, que defendeu a necessidade de se criar uma entidade de abrangência nacional que promovesse a interação e o crescimento dos profissionais do Registro de Imóveis no país. Desde então, o IRIB atua em todo o território nacional e entre os seus principais objetivos estão o estudo e pesquisa de procedimentos e normas jurídicas referentes ao Registro Imobiliário, e o assessoramento de autoridades públicas e órgãos governamentais, no que diz respeito aos temas da especialidade registral imobiliária.

Para propagar conhecimentos relativos ao Direito Registral Imobiliário, o IRIB promove encontros, seminários, reuniões, simpósios, cursos e conferências – sempre com a participação de grandes especialistas em Direito Registral. Desde a sua fundação, foram realizados diversos Encontros Nacionais e Regionais, além de eventos internacionais em parcerias com instituições de outros países. O IRIB mantém, ainda, convênios de cooperação técnica e científica com instituições nacionais e internacionais, com o intuito de promover estudos e debates, cujo alcance é amplificado mediante extensiva divulgação em seu site e publicações.

O Instituto ainda produz diversas publicações de caráter técnico e prático, tais como a Revista de Direito Imobiliário (RDI), os Cadernos do IRIB, o Boletim IRIB em Revista (BIR), as publicações da Coleção IRIB Academia e o Boletim do IRIB. Além disso, o IRIB ainda disponibiliza o acesso a importantes bases de dados, tais como o IRIB Academia, um acervo doutrinário inesgotável com o que de melhor se produziu na área do Direito Registral Imobiliário nas últimas décadas e o repertório do IRIB Responde, serviço dedicado ao esclarecimento de dúvidas relativas à prática registral imobiliária.

Mais informações serão oportunamente divulgadas nos Boletins do IRIB!

Se você ainda não é associado ao IRIB, entre em contato com a Sra. Nadja ([email protected]) e informe seu nome, cidade, Estado e área de atuação. Ou, se preferir, ligue para (11) 99766-8182. Teremos o maior prazer em lhe informar as vantagens de se tornar associado ao Instituto!

Fonte: IRIB.



Compartilhe