Em 13/11/2013

Semace lança Cadastro Ambiental Rural no Ceará


O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas


Nesta quarta-feira (13), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal (Diflo), lançou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Ceará. A solenidade aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza, e contou com a presença do titular da Semace, José Ricardo Araújo, e do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral. Na oportunidade, Cabral fez uma apresentação sobre o sistema do CAR.

O CAR é um registro eletrônico do MMA obrigatório a todos os imóveis rurais. Seu objetivo é colher informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil.

Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de incentivar a criação de corredores ecológicos e a preservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima).
 

Fonte: SEMACE

Em 12.11.2013



Compartilhe