Em 24/02/2016

Senador pede regularização de terras para evitar conflitos agrários


Produtores reclamam de terras invadidas e do outro lado, grupos reclamam o direito a um pedaço de terra


O senador José Medeiros (PPS-MT) pediu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário rapidez na regularização de terras no Mato Grosso para que sejam evitados conflitos fundiários em alguns municípios do estado. Ele disse que há, de um lado, produtores reclamando de terras invadidas e, do outro, grupos que reclamam o direito a um pedaço de terra.

Após reforçar que o problema é sério, o senador contou que, no dia 22/2, um dos líderes dos trabalhadores sem terra foi assassinado no municípios de Guarantã. O senador frisou que é preciso resolver essa questão urgentemente.

— Fica aqui esse alerta e o pedido para que o ministro Patrus Ananias possa, por meio do Incra (Instituto Nacional decolonização e Reforma Agrária) ou da Ouvidoria Agrária resolver esses problemas. A situação está complicada. Ao mesmo tempo, reiteramos pedido para que as forças de segurança do estado de Mato Grosso possam tomar pé da situação e evitar um conflito maior — advertiu o senador.

José Medeiros também pediu ao Ministério da Justiça atenção à questão indígena no Mato Grosso, diante do risco de conflitos envolvendo índios e não-índios.

— Não é possível que a gente fique aqui falando e a Funai (Fundação Nacional do Índio) faça ouvidos moucos — reclamou o senador.

Fonte: Agência Senado

Em 23.2.2016



Compartilhe