Em 30/10/2023

SIGEF: acesso dependerá de login na conta gov.br


De acordo com o MDA, os perfis devem ter o nível de seguridade Prata ou Ouro.


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou notícia informando que, a partir da última sexta-feira, 27/10/2023, o acesso para consultas ao Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) somente pode ser realizado mediante login na conta gov.br. Os perfis para acesso ao SIGEF deverão ter seguridade Prata ou Ouro, que possuem mais proteção no uso dos serviços. Segundo o MDA, o sistema possui “mais de 1 milhão de parcelas certificadas, além de mais de 300 mil parcelas de regularização fundiária validadas, sendo importante ferramenta de gestão da malha fundiária nacional.

O Engenheiro Agrônomo da Divisão de Geomensura da Diretoria de Governança Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ramon Chaves de Araújo, explicou que “essa alteração na forma das consultas tem por objetivo aumentar a segurança no acesso ao Sigef, minimizando entradas automatizadas que visam a extração de dados em massa e que degradam, seriamente, a performance do sistema. Neste sentido, essa ação visa garantir a estabilidade do Sigef e seu funcionamento com performance a contento para seus usuários.

Sobre a conta gov.br

De acordo com o MDA, “a conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, assegurando a identificação de cada cidadão. Permite um ambiente de autenticação digital único, ou seja, com um só usuário e senha pode-se utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta. O procedimento fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

Fonte: IRIB, com informações do MDA.



Compartilhe