TJ/AL: Posse Legal no Pinheiro atende mais de 350 pessoas na primeira semana
Últimos moradores da área vermelha serão atendidos após o Carnaval, na quinta (7) e sexta (8); atendimento da área laranja está previsto para iniciar no dia 18 de março
O programa Posse Legal terminou a primeira semana com mais de 350 pessoas atendidas no bairro do Pinheiro, na Capital. Os últimos moradores da área vermelha serão atendidos após o Carnaval, na quinta (7) e sexta-feira (8).
Para o coordenador do programa, juiz Carlos Cavalcanti, o resultado da primeira semana foi positivo. “Os moradores compareceram ao ponto de apoio do Judiciário para regularizar a situação de seus imóveis e tirar dúvidas”, disse.
Ainda segundo o magistrado, na semana de 11 a 15 de março, a equipe do programa vai se dedicar à checagem dos dados colhidos. A previsão é que os moradores com imóveis na área laranja comecem a ser atendidos a partir do dia 18.
De acordo com o presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), Rainey Marinho, 102 requerimentos de moradores da área vermelha foram cadastrados. “Vamos agora partir para buscar informações mais detalhadas, visitando essas casas, conversando com seus vizinhos, os Conselhos de Engenharia e Agronomia de Alagoas e de Arquitetura e Urbanismo vão começar a atuar agora para fazer o croqui dessas casas”, explicou.
Rainey salienta que, apenas os que realmente têm a posse do imóvel receberão a declaração. “As pessoas que tentam se aproveitar da boa-fé das outras têm que ter um cuidado muito grande. Elas estão vindo aqui, diante de um cartório, de um delegatário público e têm que ter cuidado porque vão assinar uma declaração dizendo que não são locatárias, que realmente têm a posse do imóvel”.
O servidor público André Vieira mora há 42 anos no bairro, e teve a casa afetada após os tremores ocorridos no Pinheiro. Apareceram fissuras no teto, rachaduras nas paredes e no piso, além de um afundamento e rachaduras na laje na casa da irmã, próxima a dele. O servidor foi até o ponto de atendimento para tentar conseguir o aluguel social e sair da casa.
Para André, o Posse Legal incentiva os moradores do bairro a regularizarem a posse de seus imóveis com menos burocracia. “Com esse projeto, a gente tem a possibilidade de correr atrás dos direitos em relação ao que está acontecendo hoje no Pinheiro”.
O atendimento dos moradores é feito na Igreja Batista do bairro, na rua Miguel Palmeira, nº 1.300, das 8h às 13h. O Posse Legal é uma parceria entre Tribunal de Justiça, Anoreg/AL e Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).
Fonte: TJ/AL
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJ/MT: Pleno aprova anteprojeto que versa sobre uso das expressões 'cartório' e 'cartório extrajudicial'
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024