Em 07/08/2015

TJGO: Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis é debatido em workshop


O objetivo do evento foi apresentar e esclarecer aos notários e registradores de imóveis sobre o Provimento nº 47/2015, do CNJ


Com o objetivo de apresentar e esclarecer aos notários e registradores de imóveis sobre o Provimento nº 47/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a criação de um sistema centralizado e eletrônico de registro de imóveis em cada Estado, a Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJ-GO) realizou no dia 6/7, um workshop para tratar sobre o tema.

O corregedor geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, abriu a solenidade ressaltando a busca pela excelência do serviço. “O workshop é um momento importante para se discutir experiências e também sanar preocupações em torno do provimento”, pontua.

As explanações sobre o Provimento nº 47/2015 foram feitas pelo juiz auxiliar da CGJ-GO, Jeronymo Pedro Villas Boas e, em seguida, o diretor de Tecnologia da Informação da CGJ-GO, Antônio Pires, apresentou a arquitetura tecnológica do Sistema para o Registro Eletrônico de Imóveis e também a funcionalidade do Sistema de Combate à Fraude.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Anoreg-GO), Pedro Ludovico Teixeira Neto, parabenizou a CGJ-GO pelo sistema de enfrentamento à fraude de documentos. “Pela primeira vez estamos tendo o auxílio de um órgão corregedor. Sofremos com as fraudes há muito tempo e com esse sistema vamos amenizar isso e, quem sabe, acabar com o problema”, observa.

A prestação de serviço de forma eletrônica e moderna foi pontuada pelo presidente da Associação de Titulares de Cartórios de Goiás (ATC-GO), Rodrigo Esperança Borba. “O futuro de todos os cartórios será baseado no atendimento eletrônico e, com isso, temos de nos preocupar também com a segurança jurídica. São de extrema importância a parceria e a caminhada junto com a Corregedoria Geral da Justiça de Goiás”, ressalta.

O workshop contou com painel sobre o Selo Eletrônico e suas combinações, ministrado pelo diretor da Divisão de Gerenciamento dos Sistemas Extrajudicial da CGJ-GO, Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior; e sobre a segurança da informação e segurança em informação, pelo diretor de Tecnologia da Informação, Antônio Pires.

Uma comissão foi formada para discutir o sistema apresentado pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás, bem como melhorias e particularidades de cada comarca para a implantação do sistema no cartório. 

Fonte: TJGO

Em 6.8.2015



Compartilhe

  • Tags