TJPA: Reunião aborda o projeto de modernização dos cartórios de registros de imóveis na Amazônia Legal
Para viabilizar o projeto, serão criados laboratórios avançados para recuperação dos documentos
Mais de 100 cartorários de serventias extrajudiciais participaram, nesta quarta-feira, 31, de reunião organizada pela Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior, que teve o objetivo de informar à classe sobre o projeto do Conselho Nacional de Justiça referente à modernização dos cartórios de registros de imóveis da Amazônia Legal. A reunião foi presidida pela corregedora de Justiça das Comarcas do Interior, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, e contou com a participação dos juízes auxiliares da CJCI, Kátia Parente Sena e Cristiano Arantes, além dos secretários de Administração e Planejamento do Tribunal de Justiça do Pará, Antônio Álvaro Brito e Sueli Azevedo, e do presidente do Colégio Registral da Amazônia Legal, Cleomar Moura.
O projeto de modernização dos cartórios visa a conservação, restauração e digitalização do acervo dos cartórios de registro de imóveis do Pará e de outros Estados da Amazônia Legal, e tem como parceira a Fundação Biblioteca Nacional. Para viabilizar o projeto, serão criados laboratórios avançados para recuperação dos documentos.
A corregedora também informou aos cartorários sobre a série de encontros que o Tribunal de Justiça fará tendo como tema a questão cartorária. O I Seminário de Direito Notarial e Registral do Tribunal de Justiça do Estado do Pará está agendado para ocorrer no Pólo de Santarém, nos próximos dias 15 e 16 de setembro. A desembargadora Nazaré Gouveia informou que o seminário percorrerá vários pólos judiciários de forma a atender a todas as Comarcas. O segundo seminário deverá ser realizado ainda neste ano, no Pólo Judiciário de Marabá.
Fonte: TJPA
Em 01.09.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Belém vai sediar debate sobre terrenos de marinha
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório