TJSP publica “Doutrina em retrospectiva” dedicada ao tema da desapropriação
Tribunal também disponibiliza pesquisa de leis, atos normativos e jurisprudência de forma facilitada.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por intermédio do Centro de Apoio ao Direito Público da Seção de Direito Público (CADIP) e em conjunto com a Diretoria de Gestão do Conhecimento Judiciário (DGJUD), com a Escola Paulista da Magistratura (EPM) e com a Comissão Especial de Comemoração do Sesquicentenário do TJSP-2024, lançou a publicação “Doutrina em retrospectiva”, tendo sua primeira edição dedicada ao tema da desapropriação. O TJSP também, por meio do DGJUD, disponibilizou um sistema para pesquisa de leis, atos normativos e jurisprudência de forma facilitada.
Doutrina em retrospectiva
De acordo com a notícia publicada pelo TJSP, a primeira edição da publicação “apresenta excertos da doutrina selecionada sobre desapropriação disponível no acervo de livros, artigos e coleções de periódicos jurídicos nacionais e estrangeiros da biblioteca do TJSP e da EPM. O objetivo é facilitar a busca e/ou divulgação da produção doutrinária esparsa de integrantes do Judiciário paulista ao longo de sua história, bem como de outros doutrinadores.” O Tribunal também ressalta que “os títulos foram estruturados por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguidos da categoria, título e ano da origem do trecho selecionado.” Além disso, a publicação apresenta o currículo abreviado de cada autor e, ao final de cada trecho, informações sobre a obra e sua localização na biblioteca do TJSP. Foram elencados, ainda, os vídeos sobre o tema disponíveis na Central de Vídeos da EPM. Clique na imagem para acessar o conteúdo completo.
Leis, atos normativos e jurisprudência
Segundo o TJSP, o site do Tribunal disponibilizou “milhares de dispositivos legais em uma plataforma de pesquisa simples e intuitiva, facilitando o dia a dia de magistrados, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público, servidores e jurisdicionados interessados na consulta de leis, portarias, provimentos, jurisprudência e outros atos normativos relevantes para a atividade jurídica.”
“De forma muito simples, o usuário tem a seu dispor assentos ou resoluções do Órgão Especial; provimentos da Presidência, da Corregedoria Geral da Justiça ou do Conselho Superior da Magistratura (CSM); um vasto acervo jurisprudencial, que conta, inclusive, com a Revista Eletrônica de Jurisprudência, compilação de julgados de maior impacto das câmaras de Direito Privado, Público e Criminal, Órgão Especial, Câmara Especial e CSM, além de artigos jurídicos escritos por juízes e desembargadores. Também estão disponíveis boletins das Seções, súmulas da Presidência, regimento interno do TJSP”, ressalta a notícia. Todo esse vasto material está disponível na Seção “Biblioteca/Gestão do Conhecimento” e pode ser acessado aqui.
Fonte: IRIB, com informações do TJSP.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Encontro online tem foco central a nova regulamentação de Créditos de Carbono no Brasil
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024