Tribunal de Justiça do Distrito Federal lança selo digital
Segundo TJDFT, o objetivo é tornar mais efetiva a fiscalização das atividades dos ofícios extrajudiciais
Nesta sexta-feira, 18 de março, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) celebra a implantação do Sistema de Gerenciamento dos Cartórios Extrajudiciais do DF - Selo Digital, cujo objetivo é tornar mais efetiva a fiscalização das atividades dos ofícios extrajudiciais. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre do Tribunal, às 17 horas.
Implantado, inicialmente, no Cartório de Distribuição Ruy Barbosa e no 11º Ofício de Notas e Protestos de Títulos de Sobradinho, o PROSIEX - ou Projeto Selo Digital - será adotado por todos os 36 Cartórios Extrajudiciais do DF, a fim de conferir mais segurança, tanto para o TJDFT quanto para o cidadão, no gerenciamento das transações efetuadas por esses cartórios.
O PROSIEX é um projeto de continuidade institucional, vinculado à Corregedoria da Justiça do DF e dos Territórios, que integra o Plano do Biênio 2010-2012 e tem como objetivo estratégico promover a modernização tecnológica e o aperfeiçoamento dos sistemas essenciais de TI.
Para definir sua importância podemos citar como principais vantagens: a autenticidade, a praticidade e a segurança. Num exemplo prático, a emissão de uma procuração, muitas vezes, suscita dúvidas sobre sua autenticidade, porém, com o uso do selo digital, esse documento poderá ser consultado por qualquer cidadão no site do TJDFT, possibilitando o acesso aos principais dados do documento: tipo de ato emitido, cartório extrajudicial de origem, número do protocolo, data da solicitação e quais as pessoas físicas ou jurídicas citadas na procuração.
O que é o selo digital
O selo digital é uma sequência de 23 caracteres alfanuméricos gerados pelo Sistema de Gerenciamento dos Cartórios Extrajudiciais - SIEX, do TJDFT. Esse código será associado aos atos praticados nos cartórios extrajudiciais e constará de todos os atos ou recibos entregues às partes pelos cartórios. As informações referentes ao ato ficarão disponíveis na Internet no dia seguinte à emissão do mesmo.
Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Em 17.03.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Encontro Regional vai abordar problemas decorrentes do registro de imóveis rurais
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.