Em 30/03/2023

“É importante a colaboração dos cartórios com o Governo Federal para zerarmos a emissão de carbono”, diz Bacellar em evento do CNM, em Brasília


Presidente da ANOREG/BR e da (CNR), Rogério Portugal Bacellar, esteve presente na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.


O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar, esteve presente na tarde desta quarta-feira (29/03), na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Brasília.

29-03-2023 Marcha a Brasília em defesa dos municípios- Fotos Raul Spinassé

Barcellar participou do painel “Municípios Carbono Zero”, coordenado pelo consultor do CNM, Augusto Braun, juntamente com a jurista e ex-procuradora-geral da república, Raquel Dodge; com Maria Tereza Uille Gomes, professora e coordenadora da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030; Hildo Rocha, secretário do Ministério das Cidades; Henrique Vasconcellos, consultor do Banco do Brasil; Ricardo Lopes advogado; e Guilherme Lopes, diretor da plataforma GEAP.

Em sua fala, Rogério Bacellar enfatizou a importância dos cartórios e que conta com o apoio dos municípios para que a emissão de carbono seja zerada no país. “É bastante importante a colaboração dos cartórios com o Governo Federal, com os estados e municípios para zerarmos o carbono. Hoje o nosso país está carente de recursos para proteção da fauna e flora, e com esse esforço concentrado nós vamos ter condições de enfrentar toda essa crise e transformar o Brasil em um outro país”, destacou Bacellar.

Entre as soluções apresentadas para diminuir a emissão de gás carbono, a professora Maria Tereza Uille Gomes enfatizou a necessidade de haver uma segurança jurídica e contabilidade robusta para que o trabalho seja satisfatório.

A ex-procuradora-geral da república, Raquel Dodge, ressaltou que esse combate é uma crise de governo com muitas camadas, já que todo o governo necessita juntar esforços para combater a celeridade do desagaste no meio ambiente. “Temos a obrigação de preservar o clima e a natureza para as nossas gerações futuras. É importante esse diálogo, pois os municípios são protagonistas nesse combate”, destacou. Dodge ainda afirmou que os cartórios do Brasil são essenciais nessa discussão.

29-03-2023 Marcha a Brasília em defesa dos municípios- Fotos Raul Spinassé

Henrique Vasconcellos, consultor do Banco do Brasil, fez uma apresentação para falar sobre a sustentabilidade nos municípios promovida pelo Banco do Brasil. Foi apresentado aos participantes o “Projetos de Carbono”, uma iniciativa de redução ou remoção de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) que contribuem para o aquecimento global.

29-03-2023 Marcha a Brasília em defesa dos municípios- Fotos Raul Spinassé

O projeto tem como base diversas tecnologias como a geração de energia renovável, a captura e queima de gases em aterros sanitários, projetos de conservação florestal, reflorestamento, agricultura de baixo carbono, dentre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/BR.



Compartilhe