“IRIB Qualifica” estreia com treinamento sobre Comunicação Não Violenta e reúne mais de 270 participantes
“No dia a dia, você está usando a sua comunicação para ser uma ponte ou um muro?”
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), em parceria com o Grupo TXAI, promoveu sábado (27/09/2025), o primeiro treinamento do “IRIB Qualifica”, conduzido por Wilma Cabral, consultora Organizacional do Grupo TXAI e profissional com sólida experiência em gestão e comportamento humano. O “IRIB Qualifica” é uma rotina de capacitação por meio de cursos e treinamentos gratuitos, destinada à qualificação dos colaboradores das Serventias Extrajudiciais associadas ao Instituto, em temas ligados à Liderança, Gestão, Compliance, Atendimento, Saúde Mental, Processos, Performance, Tecnologia e Inovação.
Durante o treinamento, Wilma apresentou os princípios da “Comunicação Não Violenta” (CNV), criada por Marshall Rosenberg, e mostrou como a prática pode reduzir conflitos, aumentar a confiança entre colegas e promover um atendimento mais humanizado nos Cartórios. Ela destacou também a importância do autoconhecimento e das emoções básicas identificadas por Paul Ekman: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa, refletindo sobre como essas emoções se manifestam no dia a dia.
“A Comunicação Não Violenta (CNV) surge como uma ferramenta essencial para reduzir conflitos, promover um ambiente acolhedor e construir relações mais saudáveis. Ela está intrinsicamente relacionada à inteligência emocional e ao autoconhecimento: afinal, como podemos compreender o outro se não nos compreendemos primeiro? A CNV nos possibilita sair do modo automático e responder de maneira consciente, adotando uma postura reflexiva e intencional nas interações do dia a dia, por um fazer refletido!” destacou Wilma Cabral.
O treinamento reuniu mais de 273 participantes de diferentes Cartórios do país e foi marcado pelo engajamento e pela troca de experiências. Muitos participantes compartilharam percepções valiosas. Aurilene Ferreira Vilela, escrevente do Cartório de Registro de Imóveis e Tabelionato 1º de Notas de Minaçu/GO disse que pretende aplicar a CNV “sempre respeitando o próximo e com bastante empatia, tratando o todo como gostaria de ser tratado”. Já Natanaele Alaine, coordenador da Serventia Registral de Garanhuns/PE, destacou que a prática poderá gerar “maior confiança” no relacionamento com colegas e usuários. Para Rafaella Cintra de Lucena Noya, colaboradora do 7º Registro de Imóveis de Pernambuco, a grande lição é que “ninguém tem o poder de tirar sua paz”. Pricilla Stephany, coordenadora do 2° Registro de Imóveis de Uberlândia/MG reforçou que “é necessário uma dose de cada emoção, a dificuldade só é saber medir cada uma”. E para Michele Aparecida, substituta do 2º Registro de Imóveis de Vilhena/RO, “a raiva geralmente é muito associada à comunicação violenta, mas acredito que na grande maioria é o medo. Medo de não ser respeitado, medo por estar inseguro e com isso vêm as outras emoções e chega ao ponto de externar nas palavras”.
Na abertura do treinamento, Nadja Galvão Tavares, assistente Financeiro do IRIB, destacou que os treinamentos do “IRIB Qualifica” seguem até 2026. A parceria do IRIB com o Grupo TXAI reforça o compromisso de levar conteúdo de excelência à atividade registral. Ela lembrou que o IRIB é uma instituição com 51 anos de história, autoridade institucional que representa o Registrador de Imóveis em todo o Brasil. Nadja explicou ainda que, para aproveitar os treinamentos, é preciso ser associado ao IRIB. “Esse processo de associação é bem simples, bem rápido e eu vou ser a responsável em receber vocês no IRIB. Nós vamos concentrar esse atendimento em dois canais: pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (11) 99766-8182”.
Wilma Cabral ainda deixou uma pergunta aos participantes: no dia a dia, você está usando a sua comunicação para ser uma ponte ou um muro?
O curso terminou com uma provocação feita por Wilma perguntando aos participantes. “A partir de hoje, qual escolha você fará ao usar a Comunicação? Usará a CNV como uma maneira de criar pontes, pausando antes de reagir, assumindo responsabilidades pelas escolhas e abrindo espaço para uma escuta ativa? Ou permitirá que a comunicação crie muros? Nós afetamos o meio, e o meio nos afeta o tempo todo.”
Diferente deste primeiro treinamento, que foi aberto a todos os participantes, os próximos serão exclusivos para associados do IRIB e já tem data marcada: será no sábado, 4 de outubro, com o tema “A Arte de Encantar o Cliente”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB.
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