Em 30/03/2015

Valor Econômico: Crédito imobiliário tem forte retração em fevereiro, aponta Abecip


Em relação a janeiro, o recuo foi de 29,4%


O crédito imobiliário registrou forte retração em fevereiro. Nas operações com recursos da poupança, foram desembolsados R$ 6,45 bilhões em empréstimos, com queda de 27% na comparação anual. Em relação a janeiro, o recuo foi de 29,4%.

Os dados são da Abecip, associção de crédito imobiliário e poupança, e contemplam apenas empréstimos que usam a caderneta de poupança como funding. Ou seja, não incluem os empréstimos no âmbito do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que usa recursos do FGTS.

De acordo com a Abecip, o resultado é explicado pelo menor número de dias úteis devido ao Carnaval e também pela desaceleração da atividade imobiliária e do crédito em geral diante do menor dinamismo da economia.

No acumulado em 12 meses encerrados em fevereiro, foram desembolsados R$ 111,5 bilhões para aquisição e construção de imóveis, montante 1,9% inferior ao do mesmo período do ano anterior.

Em termos de unidades, foram financiadas aquisições e construções de 28,9 mil imóveis em fevereiro, com recuo de 37,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Reportagem do Valor mostrou que, além dos fatores citados pela Abecip, o crédito imobiliário sofre duas outras pressões importantes neste ano: a escassez de recursos da caderneta de poupança e os aumentos em taxas de juros do financiamento habitacional. A caderneta tem tido saques recordes no ano e alguns bancos já se veem às voltas com falta de recursos para emprestar.

Fonte: Valor Econômico

Em 27.3.2015



Compartilhe